
Está prevista para esta sexta-feira uma inspeção do Corpo de Bombeiros que pode resultar, enfim, no alvará definitivo de funcionamento do Beira-Rio. Até agora, o Inter vinha obtendo autorizações específicas para cada um dos eventos realizados no Gigante, como os festejos de reinauguração e os jogos do Gauchão e do Campeonato Brasileiro. O primeiro jogo da Copa do Mundo no estádio do Inter está marcado para 15 de junho, entre França e Honduras.
Mesmo definitivo, o alvará tem de ser renovado ano a ano. Conforme o tenente-coronel Adriano Krukowski, comandante dos bombeiros em Porto Alegre, o pedido da reinspeção foi feito pelo Inter, após reunião na quarta-feira. Krukowski explica que, mesmo com alterações realizadas pela Fifa após a entrega do estádio para a entidade, não deve haver problemas caso não tenham ocorrido mudanças estruturais:
- Não pode é ter bloqueado rotas de saída ou alterado o número total de pessoas (público).
O promotor José Francisco Seabra Mendes Júnior, da Promotoria do Torcedor, que vai acompanhar a inspeção, está otimista quanto ao resultado da vistoria.
- A expectativa é de que o Inter cumpra as obrigações para obter o laudo definitivo. Os grandes obstáculos que se tinha foram eliminados. Um deles eram as cortinas metálicas nos portões, que inviabilizariam a saída em caso de emergência. Foram todas retiradas. Mas a última palavra será do Corpo de Bombeiros - afirma o promotor.
Zero Hora tentou contato com o vice-presidente de Administração do clube, José Amarante, mas ele não retornou as ligações até as 13h desta quinta-feira.