
Um barrabrava argentino tentou entrar no Brasil nesta segunda-feira duas vezes, em pontos distintos da fronteira, mas acabou deportado pela Polícia Federal em ambas as ocasiões. O torcedor, fã do Boca Juniors, é morador de Santiago del Estero.
Argentinos esperam até três horas para fazer migração
Leia todas as notícias sobre Copa 2014
Confira a tabela completa da Copa do Mundo
Primeiro, às 11h, ele tentou cruzar por Uruguaiana, no posto de migração, junto com dois outros torcedores. O sistema apontou que ele estava na lista dos 2,1 mil barrabravas impedidos de entrar no país no período da Copa.
Foi informado da deportação e acompanhado por agentes federais que atuam em Uruguaiana até o limite do território brasileiro, na fronteira com Paso de los Libres. Os dois companheiros de viagem foram liberados para cruzar a fronteira, mas todos optaram por voltar juntos.
O trio tomou a estrada pelo lado argentino, fazendo deslocamento até Santo Tomé, na fronteira com São Borja, distante 160 quilômetros de Uruguaiana. Na tentativa de driblar as autoridades, o barrabrava tentou fazer a migração novamente, mas tornou a ser identificado pela Polícia Federal.
Pela segunda vez em um intervalo de pouco mais de duas horas, ele foi barrado. A Polícia Federal explica que o fato de ele ter tentado ingressar duas vezes no país, em locais diferentes, não pode ser considerado um crime porque ele não chegou a entrar no território brasileiro.
Os agentes, nestes casos, têm de se limitar a fazer o impedimento. A situação seria outra caso ele tivesse conseguido adentrar o país clandestinamente, sendo flagrado depois pelas autoridades.
Ele foi o 11° argentino impedido de entrar no Brasil pela fronteira do Rio Grande do Sul por constar na lista dos barrabravas. Nesta segunda-feira, outro torcedor havia sido barrado no início da manhã, às 5h30min. Ele constava na lista e teria se envolvido em uma briga em La Plata.
O foco da força-tarefa da Polícia Federal é na fronteira de Uruguaiana com Paso de los Libres, principal rota utilizada pelos argentinos. Mas a fiscalização e a conferência da lista dos barrabravas também estão sendo feitas em outros nove postos da fronteira gaúcha: São Borja, Aceguá, Santana do Livramento, Jaguarão, Chuí, Quaraí, Barra do Quaraí, Porto Mauá e Porto Xavier.
Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.
Android
IOS