O governo de Gana enviou um avião com mais de US$ 3 milhões em dinheiro vivo para cumprir a exigência dos jogadores da seleção nacional, na véspera da partida contra Portugal, em Brasília, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Mundo.
O jato executivo pousou na noite de ontem no Aeroporto Internacional de Brasília, e as malas com o dinheiro seguiram em comboio - sob escolta - para o hotel onde estão hospedados os jogadores.
- O governo está pagando o prêmio (no lugar da federação ganense), que será reembolsado quando a Fifa pagar o que corresponde à Gana por sua participação na Copa do Mundo, quando terminar o torneio no Brasil - justificou a Associação do Futebol de Gana em um comunicado.
O técnico de Gana, Akwasi Appiah, reconheceu "que havia alguns problemas de dinheiro".
- A administração e o governo do país trataram de resolver isto (...) e agora estamos focados na partida, trabalhando desde ontem, deixando isto para trás e fazendo o melhor possível.
- Este jogo é importante para a nação. Temos que deixar os problemas de lado. Inclusive se o dinheiro não chegar, não vamos nos recusar a jogar - comentou o meia Christian Atsu, antes de o avião com o dinheiro pousar no Brasil.
Gana enfrenta Portugal às 13h no estádio Mané Garrincha. Além de vencer os portugueses, precisa de uma vitória da Alemanha sobre os Estados Unidos, no Recife, para chegar às oitavas de final.
* AFP