
Oito pessoas foram detidas e sete menores apreendidos por dano ao patrimônio e desacato na área central de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira. Um protesto contra a Copa do Mundo, que teve caminhada por diferentes ruas dos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa e Praia de Belas, durou mais de quatro horas.
Os ativistas se reuniram em frente ao Paço Municipal por volta do meio-dia. Durante a marcha, que se iniciou após as 13h30min, prédios públicos e privados foram pichados e tiveram vidraças apedrejadas, sobretudo agências bancárias. Na Avenida Borges de Medeiros, contêineres foram derrubados e queimados.
Confira a tabela da Copa do Mundo
Veja todas as últimas notícias sobre a Copa do Mundo no Brasil
Quando estavam no Largo Zumbi dos Palmares, integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público sugeriram que a caminhada se encerrasse naquele ponto. Um grupo de anarquistas, no entanto, decidiu rumar para a fan fest, que ocorre no Anfiteatro Pôr do Sol. Com o bloqueio da Brigada Militar - que estava com a Tropa de Choque e a Cavalaria e usou bombas de efeito moral -, esta minoria não conseguiu chegar ao espaço do evento.
A manifestação tem a participação de movimentos estudantis, sindicais e comunistas, entre outros. Os grupos questionam mortes durante construção de estádios, remoções para obras e gastos públicos com o evento. O texto publicado na página do Bloco de Luta pelo Transporte Público, que reúne diferentes organizações, ressalta reivindicações como "direito a livre manifestação", "desmilitarização da polícia" e "dignidade da população em situação de rua".
Com os detidos foram encontrados dois coquetéis molotov, canivetes, facas, máscaras e drogas diversas. Todos foram levados para a Central Policial Especial para a Copa, na Academia Integrada de Segurança Pública, onde operam a Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Instituto-Geral de Perícias e Susepe.
Órgãos de segurança estimam que aproximadamente mil pessoas participaram do ato.
Veja como foi a cobertura do protesto