VÍDEO: #LaCopa e seleção da Alemanha: em busca da pronúncia perfeita

Zero Hora pediu a uma alemã radicada temporariamente no Brasil, a estudante de marketing esportivo de Nuremberg Nina Hechtel, 22 anos, para elaborar uma espécie de guia prático destinado a seus conterrâneos destacando o que mais chamou sua atenção na Capital.
Ausländischer Blick: Reiseführer für Deutsche
Confira o blog Olhar Estrangeiro
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Sob o pretexto de facilitar a vida da nova leva de europeus, o "Guia da Nina para Alemães" também revela como costumes tão naturais para os gaúchos como comer brigadeiro são percebidos do outro lado do Atlântico. Nem tudo, porém, são diferenças: a paixão por futebol (e cerveja) promete aproximar gaúchos e alemães em clima de Copa do Mundo.
COMO CIRCULAR PELA CIDADE
Em Porto Alegre, não é tão fácil usar o transporte público. Para circular pela cidade, você pode ir de ônibus. Eles existem em grande quantidade e são seguros e rápidos, mas tome cuidado com o estilo de direção dos motoristas - é maluco. Nas paradas, não há mapas ou sinalização de quais linhas passam por ali, quando e para onde vão.
No ônibus também não há mapas ou anúncio sobre a próxima parada.
Dicas
- Você precisa se informar pela internet sobre as linhas de ônibus e pedir ajuda.Os brasileiros se esforçam ao máximo para te ajudar, e é certo que, de alguma maneira, você chegará ao seu destino.
- Não esqueça de sinalizar ou balançar a mão diante do ônibus que você quer pegar, porque eles não vão parar se você não fizer isso.
- Outro recurso é pegar um táxi, que é obviamente mais prático que usar o sistema de transporte público. É cerca de três vezes mais barato comparado ao preço na Alemanha, então às vezes vale a pena ir de táxi.
O QUE NÃO FAZER
Não atravesse a rua em uma faixa de segurança como na Alemanha: sempre tenha muito cuidado ao fazer isso. Em Porto Alegre, as faixas para pedestres recebem uma
consideração diferente dos alemães. Os motoristas não param para você atravessar a rua. Por isso, não atravesse de maneira descuidada.
Mercado Público é um dos pontos a serem visitados na cidade (Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS)
LUGARES INTERESSANTES PARA IR
Um lugar interessante para visitar é o Mercado público, que é formado por vários pequenos estabelecimentos. Há uma variada oferta de alimentos: frutas, vegetais, queijo, nozes, peixe, carne e muito mais. Você pode também comprar muitas outras coisas além de comida, como artesanato, e elas são, em sua maioria, bem baratas. Vale a pena ir lá e ver um mercado tão grande como esse.
Se você enxergar uma porção de moedas no chão, na região central do mercado, não as recolha. Ninguém as perdeu ou coisa parecida. Elas estão lá propositalmente. Trata-se de um hábito religioso.
No Mercado Público também há um centro para turistas, onde podem lhe dar muitas informações sobre a cidade e mapas.
Se o tempo estiver bom, também é muito agradável passar algum tempo em um dos belos parques de Porto Alegre. Duas sugestões interessantes:
Parcão, localizado no bairro Moinhos de Vento.
Redenção, um dos maiores da cidade, perto da região central.
Qualidade e variedade das frutas chamam a atenção (Foto: Fernando Gomes/Agência RBS)
COMIDA
Você encontra todo tipo de gastronomia europeia por aqui, mas você realmente não
deveria deixar de experimentar a comida local porque há várias coisas que você não consegue encontrar na Europa. Quando você está aqui, na capital dos gaúchos, precisa ir a uma churrascaria.
O churrasco é o tipo de assado que se come aqui, e a maioria saboreia um todo domingo. Não é igual ao churrasco alemão. A carne é assada em um espeto em forma de espada (os alemães costumam usar uma grelha), e você não tem tantos pratos secundários como na Alemanha - é mais baseado na carne.
Também é muito comum comer coração de galinha no churrasco, então esteja alerta de que alguém vai oferecê-lo. E, se você estiver em uma churrascaria, deve experimentar polenta frita e aipim, que também não existem na Alemanha.
Há ainda muitas frutas - diferentes tipos de banana, mamão, manga, abacaxi - que,
comparadas às da Alemanha, são muito doces e têm um sabor agradável que vale a pena. Há ainda outras coisas que não se pode perder, como pão de queijo, pinhão e brigadeiro.
BEBIDA
Há algo que você precisa experimentar: chimarrão. Chimarrão é a bebida de todos os dias em Porto Alegre. É um chá de mate servido em uma cuia geralmente de madeira, e se vê pessoas com uma delas em todo lugar.
É tão essencial na vida cotidiana que se encontram máquinas de servir água quente em vários lugares como, por exemplo, parques.
Além disso, se pode encontrar todo tipo de bebida que se costuma tomar na Alemanha. Os porto-alegrenses também amam beber cerveja, então é muito fácil encontrar cerveja
- inclusive cervejas alemãs.
São várias as opções de lugares para ir na noite de Porto Alegre (Foto: Cris Berger/Divulgação)
VIDA NOTURNA
Porto Alegre oferece uma grande variedade de bares, pubs, clubes e restaurantes acessíveis para todo tipo de gostos e orçamentos. Há dois bairros, Moinhos de Vento
e cidade baixa, onde você pode achar facilmente um lugar bacana para aproveitar a noite.
A Cidade Baixa é a principal área de bares e festas na cidade. Lá você pode encontrar festas com música ao vivo ou DJs, bares de todos os tamanhos e lugares mais caros que também servem comida. Bares e restaurantes da Cidade Baixa ficam abertos geralmente até as 2h.
Há uma rua famosa, João alfredo, com muitos bares onde se realizam muitas festas com diferentes tipos de música. A Cidade Baixa também é conhecida pelo estilo mais
alternativo e casual.
Se você está procurando por lugares mais na moda, experimente a rua Padre Chagas,
no bairro Moinhos de Vento. Ao longo dessa rua se encontra uma grande variedade de bares e pubs.
Ali perto você também encontrará um bar alemão chamado Bier Markt e muitos outros lugares legais, que podem ser percorridos a pé. O Moinhos atrai pessoas de classes sociais mais altas.
HÁBITOS LOCAIS
Beijar e dar demonstrações públicas de afeto é uma coisa realmente comum por aqui. No Brasil, é normal beijar outra pessoa nas bochechas como uma saudação, mesmo se for o primeiro encontro.
Os brasileiros também não se importam em demonstrar o afeto de uns pelos outros em público, o que faz com que seja comum ver casais se beijando.



Demonstrações públicas de carinho são uma característica cultural no Brasil. É um país onde família e amor vêm antes do trabalho ou de hobbies, então não precisa ficar sem graça ao deparar com isso.
Também esteja alerta ao fato de que isso pode acontecer com você (em festas, por exemplo), e um brasileiro tente te beijar depois de uma rápida conversa.