
A dona de casa Márcia Pereira, 54, gaúcha de Jaguarão, no sul do Estado, atravessou a fronteira para assistir ao jogo entre Itália e Uruguai em um bar na vizinha Rio Branco. Antes, parou em uma esquina da pacata e silenciosa cidade e comprou duas bandeirinhas do Uruguai por "10 reales", preço estipulado por Juan Pedroso, um confiante torcedor:
Veja as estatísticas de Itália 0 x 1 Uruguai
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Confira a tabela completa do Mundial
- Tenho certeza que vamos ganhar - disse ele, minutos antes de a partida contra a Itália começar na Arena das Dunas, em Natal.
Já posicionada em frente à televisão do bar, Márcia se perguntou:
- Quem será que vai fazer o nosso?
O primeiro tempo terminou e nada de a resposta surgir. Diante do 0 a 0, a garçonete Maria Rivas, 25, resmunga entre um prato de chivito e um pote de sorvete de doce de leite:
- Esto es malo. Um empate não nos serve. Vai dar Itália.
Os aplausos começaram no segundo tempo, com o cartão vermelho aplicado em Marchisio, da equipe italiana, e com o chute à moda Baggio de Pirlo. Nos quase-gols da Celeste, palmas até no replay.
- Ai, mi corazón! - gritou o dono do bar, Lauro Rodriguez, angustiado, vestido de azul-celeste da cabeça aos pés.
Até que o zagueiro Godín deu fim à dúvida da brasileira-uruguaia Márcia, ao abrir o placar e encher a Celeste de esperança.
- Garra Celeste! Conosco é unha e dente! - brincou Rodriguez sobre a suposta mordida de Suárez no adversário italiano Chiellini, em um já suado fim de jogo.
O juiz apita e a inóspita Rio Branco ganha vida na avenida principal. Carros e motos com bandeiras, crianças, adultos e idosos pulando como se tivessem vencido a final da Copa do Mundo.
- Para nós, o Uruguai já é campeão absoluto - celebra um emocionado Rodriguez, sem querer dar palpites para o próximo jogo: - Só quero comemorar.
Quem também ficou feliz foi Pedroso, o vendedor de bandeirinhas. Abraçou e tascou um beijo na bochecha desta repórter como se dissesse "eu avisei que iríamos ganhar". Com a vitória da Celeste, seus bolsos também vibram: duas horas depois de vender as bandeirinhas para Márcia, aumentou o preço em 100%.
- Duas bandeirinhas, 20 reales - anunciou aos passantes.
Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa:
Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gruporbs.ligadosfanaticos&hl=pt_BR
IOS
https://itunes.apple.com/br/app/liga-dos-fanaticos-alem-do/id658232969?mt=8