Confira no vídeo as imagens antes e depois da liberação:
Às 7h40min da última sexta-feira, 6 de junho, quando Zero Hora testou o trânsito no local, a via estava completamente congestionada no sentido bairro-Centro. Com o movimento intenso, o tempo gasto para percorrer o trecho foi sete minutos - a tradição era que o fluxo e o tempo só diminuíssem por volta das 8h45min. Nesta segunda, 9 de junho, no mesmo horário, ZH levou um minuto para transitar pelo mesmo trecho.

Seis minutos. Esse é o tempo que o motorista que trafega da Zona Sul em direção ao Centro ganhou com a liberação do Viaduto da Pinheiro Borda, próximo ao Estádio Beira-Rio. A obra, que custou R$ 26,6 milhões, foi inaugurada no sábado, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
As duas pistas da estrutura deram mais agilidade ao trecho anterior da Avenida Pinheiro Borda - os 500 metros entre a Rua Jacuí, perto do BarraShoppingSul, e o início do viaduto, na altura da Rua Taquary. O tempo para fazer o trajeto diminuiu de sete minutos para um minuto.
A causa da melhora no fluxo é a ampliação de quatro para seis pistas para escoar o trânsito. Antes da liberação do viaduto, os carros transitavam em duas pistas na Pinheiro Borda e por outras duas na Taquary. Sobre a nova ponte, outras duas foram acrescidas.
Nas adjacências do viaduto, chama a atenção que o gramado não foi colocado por completo na parte inferior à obra. Na última sexta-feira, técnicos trabalhavam no local para recolher pedras, contêineres, finalizar os canteiros e cobrir a área de barro com leivas de grama. A chuva dificultou o trabalho e, na manhã desta segunda, mesmo após a inauguração, a cobertura vegetal não estava 100% concluída. Os resíduos de seis casas que foram derrubadas na região ainda não haviam sido retirados.
A liberação no sentido Centro-bairro deve ocorrer ainda nesta semana, assim que a instalação das sinaleiras previstas para o local seja concluída pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Segundo Vanderlei Capellari, diretor presidente da EPTC, a greve dos eletricistas da empresa causou atraso, mas até quinta-feira a via deve ser liberada. A colocação de semáforos vai permitir, inclusive, liberar a passagem pela Taquary no sentido Centro-bairro, atualmente interrompida.
*ZERO HORA