
Não, seu juiz. Não, não, não, não, não e não.
Não.
O senhor não precisava dar cinco minutos de tempo adicional, nesse jogo. Não precisava dar nem um minuto. Um segundo, que fosse, era completamente dispensável.
Até porque, seu juiz, veja o que aconteceu 40 segundos depois do tempo normal: a Holanda marcou outro gol, seu juiz! Três a zero, seu juiz! Precisava isso?
Não, não, não.
Não.
O que aconteceu, então, nesses cinco minutos a mais que o senhor decidiu conceder à dolorosa participação do Brasil nesta Copa brasileira, o que aconteceu? A torcida ficou vaiando, seu juiz. Vaiando a Seleção Brasileira.
Por acaso, seu juiz, o senhor sabe o que vai acontecer daqui a alguns dias, em 21 de julho, o senhor sabe, seu juiz?
A Seleção Brasileira vai completar cem anos. Cem anos!
O senhor sabe como começou a história da Seleção Brasileira? Sabe? Com vitória de 2 a 0 sobre o Exeter, da Inglaterra, no campo do Fluminense. Começou com vitória, seu juiz. E o senhor sabe qual é o canto da torcida deste Exeter, que ainda hoje existe? Eles cantam assim, dirigindo-se à torcida adversária:
"Vocês já jogaram, já jogaram, já jogaram contra a Seleção Brasileira?"
Eles se orgulham de ter jogado, e perdido, para a Seleção Brasileira. Cantam isso ainda hoje, cem anos depois.
Passada essa vitória, o que aconteceu com a Seleção Brasileira, o senhor sabe, seu juiz? Aconteceu Friedenreich, Leônidas, Zizinho, Heleno de Freitas, Garrincha, Didi, Pelé, Rivellino, Tostão, Zico, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, aconteceram cinco títulos mundiais, seu juiz!
Certo.
Pois agora, passado um século, o que acontece com a Seleção Brasileira? Toma sete gols da Alemanha e, depois, toma mais três da Holanda. Dez gols em dois jogos de Copa do Mundo. É horrível. É um pesadelo. Por isso, seu juiz, aqueles acréscimos foram desnecessários. Foram até injustos. Já estava 2 a 0, o jogo não valia nada, era um jogo constrangedor, em que estava a disputa de um terceiro lugar do qual ninguém vai se lembrar no futuro. Dois a zero, pronto, a Holanda ganhou, está tudo bem, a Holanda tem um time melhor mesmo. Mas, não. O senhor queria mais. Cinco minutos, foi o que apareceu naquela placa na lateral do gramado. Cinco minutos a mais de agonia, cinco minutos a mais de dor. E a Holanda fez mais um gol, e a derrota virou goleada, e a humilhação agravou-se ainda mais. A cena final da Copa do Mundo no Brasil será a de Júlio César com os glúteos virados para cima e a bola no fundo do gol.
A Copa do Mundo disputada no Brasil.
Por quê?
Para quê?
Não precisava, seu juiz. Não precisava.
*ZHESPORTES