O Brasil entrou na Copa do Mundo no quinto jogo do torneio. Parecia ter voltado no tempo, assumido a quase perfeita dinâmica do futebol exibido em junho do ano passado, na Copa das Confederações, especialmente na célebre vitória contra a Espanha, no Maracanã. A semifinal não é mais uma meta, é a realidade. O título pode ser real em 180 minutos, no Maracanã.
A Colômbia levou um susto, antes de sofrer 2 a 1. Esperava outro adversário, mais frágil, abatido, entregue aos seus medos. Encontrou um time ligado, ligadíssimo, disposto atacar e defender com toda a força possível. Paulinho era o centro do time. Fernandinho, o seu escudeiro, o policial perfeito para controlar a habilidade de James Rodríguez. Os zagueiros patrolavam e faziam gols. Hulk mexia com zaga adversária. Neymar nem se importou em ser coadjuvante em jogo de quartas de final de Copa.
7 músicas para comemorar a vitória do Brasil
Leia todas as notícias sobre a Copa 2014
Confira a tabela completa do Mundial
O gol de joelho de Thiago Silva logo no começo ofereceu a gasolina que o avião da Seleção precisava para voar mais alto do que os colombianos. O gol ofereceu a tranquilidade, o ânimo e a confiança que o Brasil precisava para fazer a Copa que os torcedores esperavam, aguardava. Ospina fez três grandes defesas em sequência no primeiro tempo. Do outro lado, Julio César foi um espectador privilegiado, viu toda a primeira parte do jogo do camarote da sua grande área.
A Seleção recuou no segundo tempo, sofreu a pressão natural de quem está atrás, mas o gol de David Luiz, em uma precisa e preciosa falta, colocou tudo no seu lugar outra vez. A Colômbia não desistiu, achou um gol, obra de James Rodríguez, depois de um pênalti de Julio César, 10 minutos antes do término. O final foi tenso, os estrangeiros atacaram como nunca. O Brasil segurou, 60.342 espectadores como testemunha, em Fortaleza.
O Brasil despertou. Quando o gigante dos cinco títulos acorda, o mundo do futebol treme.
Confira a galeria de fotos da partida:
Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.
Android
IOS