
O lateral Wendell não deve mais jogar pelo Grêmio. Convocado para a seleção sub-21 e vendido ao Bayer Leverkusen, o jogador deixa uma lacuna na posição depois de substituir Alex Telles, titular da temporada passada. Outros dois jovens viram, agora, as alternativas do técnico Enderson Moreira: Breno, que finalizou sua formação na base do Grêmio, e Marquinhos Pedroso, contratado recentemente junto ao Figueirense.
Zero Hora conversou com Marcelo Mabília, que foi técnico de Breno nos juniores do Grêmio, e com Vinícius Eutrópio, que comandou Marquinhos no time catarinense. Ambos têm visões parecidas sobre os laterais gremistas: jovens talentosos, que precisam de uma sequência de jogos para se firmar com a camisa tricolor.
Breno, por Mabília: "Sinto que ele ainda está um pouco tímido, mas ele é muito jovem"
Características
O Breno veio do Red Bull, do interior de São Paulo, e jogava como ala. Tinha muita liberdade para atacar. No Grêmio, nós começamos a formatá-lo numa linha de quatro, com os cuidados defensivos que são necessários. É a forma como a grande maioria dos times joga. No início, ele ficou um pouco inibido, porque jogava muito mais solto. Ele era "o jogador" no Red Bull, e, no Grêmio, veio para ser mais um. Teve um começo muito tímido, mais preocupado com a parte defensiva. No Brasileiro sub-20, ele se soltou. Começou a criar mais, conseguindo tanto atacar, quanto defender. Sinto que ele ainda está um pouco tímido, mas ele é muito jovem.
Pode ser o titular?
Só a sequência de jogos vai dizer, e quem vai ter que mostrar é ele. Não temos como afirmar. Ele tem características suficientes de um bom lateral-esquerdo. Capacidade física, sabe bater na bola. É jovem, sempre com vontade de aprender. Tem tudo para ser o lateral-esquerdo do Grêmio, mas vai ter que mostrar se ele tem o que nós enxergávamos.
Marquinhos, por Vinícius Eutrópio: "Tem pontos positivos na parte defensiva, mas também tem um bom cruzamento"
Características
O Marquinhos foi emprestado e quando voltou ao time do Figueirense mostrou muita força física. É um jogador corajoso e isso foi uma das suas principais características. Ele se divide bem entre ataque e defesa. Faz bem a linha de quatro, que foi o que trabalhamos aqui. Tem pontos positivos na parte defensiva, mas também tem um bom cruzamento. Porém, ele é um jogador jovem. Apesar de todas as características positivas, ainda precisa amadurecer. Mas isso ele só conseguirá com uma sequência de jogos, com o comando do Enderson. Com isso, ele vai naturalmente adquirir essa condição de subida de nível.
Pode ser o titular?
Conheço o elenco do Grêmio, mas você trabalhar com eles é diferente, então não tenho parâmetro para avaliar. Mas eu acredito que, dando moral, e também ele mostrando a atitude que mostrou aqui, vai ter as oportunidades. Para jogar no Grêmio, é uma característica do clube, precisa mostrar essa personalidade.
*ZHESPORTES