
O Grêmio não espera anunciar nenhum reforço imediato. Ao mesmo tempo, perde Wendell, Luan e Jean Deretti para a seleção brasileira sub-21, Rhodolfo, Kleber e Adriano ainda não têm condições físicas e Yuri Mamute não renovou o contrato. A solução, de acordo com o técnico Enderson Moreira, é encontrar alternativas dentro do grupo.
Ele admite improvisar jogadores em posições que não são usuais. Em alguns treinamentos, Enderson testou o volante Ramiro na lateral direita e o meia Zé Roberto na ala esquerda. E, pela amostragem do camisa 10, o treinador reconhece a possibilidade de dar a ele uma nova função.
- Criamos a possibilidade. O Breno é muito jovem ainda, e confiamos que ele possa aproveitar a oportunidade. Mas, assim como criamos a opção do Léo (Gago, como lateral esquerdo), precisamos ter alternativas. O Zé Roberto sempre se colocou à disposição para atuar onde for para nos ajudar, vindo de trás, e gosta desta posição - afirma Enderson.
Contra o Fluminense, Ramiro formará a dupla de volantes com Riveros, já que Edinho está suspenso. Mesmo que perca a posição na próxima rodada, não significa que saia da equipe titular. Ele já atuou na lateral direita pelas mãos do próprio Enderson, e é possível que seja deslocado para a função - seja no início ou durante as próximas partidas.
- Estamos buscando alternativas. O jogo pede modificações, e tu tens que estar apto para fazê-las sem mudar peças, só o posicionamento - diz Enderson.
Pelas convicções do treinador, não existe dono exclusivo de uma posição. Kleber, quando estiver em condições plenas de jogo, poderá atuar como segundo atacante ao lado de Barcos e até mesmo no lugar do Pirata.
- O Kleber ficou um tempo considerável sem treinamento. Ainda tem um percurso a percorrer. Vai depender do que ele vai conseguir produzir. Assim que demonstrar que tem condições, pode atuar - assegura.