Grêmio

Adversário conhecido

Sem meio-campo, aposta é no ataque: o que mudou no Santos em um ano

Time paulista enfrenta o Grêmio nas oitavas de final da Copa do Brasil, assim como em 2013

*ZHESPORTES

Mauro Vieira / Agencia RBS
Werley marcou o gol da classificação gremista na Arena, no ano passado

Assim como o Grêmio, o Santos mudou bastante de 2013 para 2014. As duas equipes enfrentam-se pelo segundo ano consecutivo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na competição passada, o tricolor gaúcho levou a melhor - derrota por 1 a 0 na Vila e vitória por 2 a 0 na Arena. Dessa vez, os mandos de campo se inverteram.

Hoje treinado por Oswaldo de Oliveira, o time paulista aposta no contra-ataque rápido e no potencial dos homens de frente. Contratou Leandro Damião junto ao Inter, manteve Thiago Ribeiro e recém repatriou Robinho, aos 30 anos.

Quem também costuma aparecer é Rildo, ex-Ponte Preta. No ano passado, o técnico Claudinei Oliveira utilizou Thiago Ribeiro, Neílton, Gabriel e Everton Costa nos jogos contra o Grêmio.

Mas o destaque é o jovem Gabriel, o Gabigol, de 17 anos. No dia 21 de agosto do ano passado, ele jogava videogame em casa e decidiu passar na Vila Belmiro para desejar sorte aos colegas que à noite enfrentariam o Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Confira todos os cruzamentos das oitavas da Copa do Brasil
Robinho e base experiente: o adversário do Grêmio em cinco tópicos
Gremista ZH: O lado bom e o lado ruim de pegar o Santos

Acabou relacionado e, no segundo tempo, saiu do banco para marcar o único gol da partida. Hoje mais maduro, é titular absoluto. Tem 17 gols na temporada - quatro deles no Brasileirão. Integra a seleção brasileira sub-20.

Por outro lado, o meio de campo paulista perdeu qualidade. Bases da equipe no sistema 4-4-2 de 2013, Cícero e Montillo deixaram a equipe. Os volantes Alison e Arouca são os remanescentes - o segundo não jogou contra o Grêmio no ano passado por causa de uma lesão na coxa.

No 4-3-3 de Oswaldo de Oliveira, o armador é Lucas Lima, criado na base do Inter, que demonstra qualidade mas está longe de ser decisivo. Na defesa, Edu Dracena retornou de longo período lesionado e deve dividir o miolo de zaga com Bruno Uvini, que chegou para o lugar de Durval.

Na lateral esquerda, permanece o chileno Mena, enquanto Cicinho, destaque na Ponte Preta em 2013, ocupa a vaga de Galhardo no lado direito. Aranha segue no gol.

Relembre as escalações de Grêmio e Santos nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2013:

21/8/2013 - Santos 1 x 0 Grêmio

Santos

Aranha; Galhardo (Alan Santos, 39'/2º), Durval, Edu Dracena e Mena; Alison, Marcos Assunção (Leandrinho, int ), Cícero e Montillo; Neílton (Gabriel, 23'/2º) e Thiago Ribeiro

Técnico: Claudinei Oliveira

Grêmio

Dida;Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Lucas Coelho, 41’/2º), Riveros (Guilherme Biteco, 31’/2º) e Alex Telles; Kleber (Matheus Biteco, 36’/2°) e Barcos

Técnico: Renato

Gol: Gabriel, aos 36 minutos do segundo tempo

28/8/2013 - Grêmio 2 x 0 Santos

Grêmio

Dida;Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Riveros (Maxi Rodríguez, 18’/ 2º), Ramiro (Gabriel, 46’/2º) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Mamute, 49’/2º)

Técnico: Renato

Santos

Aranha; Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Mena; Alison, Renê Júnior (Neto, 33'/ 2º), Cícero e Montillo (Léo Citadini, 25'/1º); Thiago Ribeiro e Gabriel (Everton Costa, 23'/ 2º)

Técnico: Claudinei Oliveira

Gols: Souza, aos 10, e Werley, aos 42 minutos do segundo tempo

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Atualidade

08:10 - 10:00