
Desta vez, o Grêmio aproveitou a chance e voltou ao G-4. Numa atuação irregular, a equipe, pelo menos, foi efetiva para converter as poucas chances criadas e fez 2 a 0 no Sport, na noite desta quarta-feira, na Arena. Agora, para se manter no grupo dos que vão à Libertadores em 2015, conta com a ajuda do Fluminense na partida contra o Atlético-MG, no Maracanã.
Confira a tabela de classificação do Brasileirão
Foi de altos e baixos o primeiro tempo do Grêmio. Até o gol de Alán Ruiz, o time, desta vez com apenas dois volantes e com Alán Ruiz e Fernandinho como armadores, atacava com lentidão, explorava mal os lados do campo e deixava espaços para avanços do Sport. Aflita, a torcida passaria por dois sustos. A sete minutos, o estreante Tiago espalmou falta cobrada por Neto Baiano, depois de falha de Rhodolfo. Aos 25, um tanto atrapalhado, Tiago defendeu cabeceio de Patric. E houve ainda a precisa intervenção de Zé Roberto, que, de carrinho, impediu o chute de Diego Souza.
Cotação ZH: Alán Ruiz e Tiago são os destaques do Grêmio
Nesse período todo, o Grêmio só ameaçou no cruzamento de Fellipe Bastos, em que Barcos, seguro por Henrique Mattos, não conseguiu cabecear.
Felipão, a essa altura, já esbravejava à beira do gramado, insatisfeito com a apatia do time. Um estado anímico do qual só escapava Barcos. Intenso, o argentino foi decisivo no primeiro gol. A 30 minutos, investiu rumo à área, a bola rebateu em Wendel e Alán Ruiz, bem posicionado, acertou um chute forte, de pé esquerdo, que venceu Magrão.
Wianey Carlet: finalmente o Grêmio chega ao G-4
Em outra jogada com a participação de Barcos, em papel de pivô, Fernandinho avançou em diagonal e concluiu errado. O Grêmio viveu, então, seus melhores momentos na partida. Aceso, passou a pressionar e esteve perto de ampliar aos 34 minutos, em conclusão de Geromel, defendida por Magrão, depois de falta batida por Fellipe Bastos.
ZIni: dedo de Felipão leva Grêmio ao G-4
Se não foi o primeiro tempo dos sonhos, foi possível, ao menos, assegurar a vantagem. Que esteve perto de ser desmanchada já no início da segunda etapa, quando Ananias, saltando entre Dudu e Zé Roberto, sem zagueiros por perto, quase marcou de cabeça.
Diogo Olivier: Grêmio vence com justiça e entra no G-4
Assediado, o Grêmio passou a apostar, como de hábito, na velocidade de Dudu para os contra-ataques. Uma solução ineficaz, já que os lançamentos não surgiam com qualidade e facilitavam a marcação. Para piorar, Rhodolfo não conseguiu seguir em campo, após ser atropelado por Tiago numa saída de gol.
Preocupado, Felipão trocou Alán Ruiz por Giuliano em busca do controle do meio-campo. Decisão reforçada ainda mais pouco depois, com a troca de Fernandinho por Walace. De novo com três volantes, o técnico tratou de sustentar o resultado. E ainda foi premiado aos 31 minutos, em lançamento de Giuliano, que Dudu completou para a rede depois de driblar Magrão.
Não fosse o goleiro do Sport, Bressan faria o terceiro, aos 39. A vitória, contudo, já estava garantida. E mantém o Grêmio vivo, igualado com o Corinthians, a quem supera no número de vitórias - 13 a 12.
BRASILEIRÃO _ 27ª RODADA _ 8/10/2014
GRÊMIO: Tiago; Pará, Geromel, Rhodolfo (Bressan, 18'/2º) e Zé Roberto; Ramiro, Fellipe Bastos, Alán Ruiz (Giuliano, 21'/2º), Fernandinho (Walace, 28'/2º) e Dudu; Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari
SPORT: Magrão; Patric, Durval, Henrique Mattos e Renê; Wendel, Rithely, Augusto (Ananias, int) e Danilo (Mike, 16'/2º); Diego Souza e Neto Baiano (Felipe Azevedo, int).
Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Alán Ruiz (G), a 30 minutos do primeiro tempo e Dudu (G), a 31 do segundo.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa e Luiz Claudio Regazone (trio carioca).
Cartões amarelos: Geromel, Giuliano, Walace (G), Wendel (S)
Renda: R$ 247. 559,00
Público: 13.327 (11.659 pagantes)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
PRÓXIMO JOGO_BRASILEIRÃO
11/10/2014, SÁBADO, 21H
PALMEIRAS X GRÊMIO
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHEsportes