
Um Inter irreconhecível arrancou um empate em 1 a 1 diante de um esforçado e competente Cuiabá-MT, na Arena Pantanal. Com um gol de Rafael Moura, aos 41 minutos da etapa final, por pouco o time de Abel Braga não volta a Porto Alegre com um revés digno de protestos no Salgado Filho.
Se D'Alessandro e companhia deixaram a Capital com a torcida fazendo previsões de goleada no Mato Grosso, a atuação no Centro-Oeste coloca o grupo e esquema tático de Abel em xeque.
O Cuiabá-MT saiu ao ataque logo aos primeiros 50 segundos de jogo. Em um descuido na esquerda da defesa do Inter, Dida teve de trabalhar quando Gilsinho mandou uma bomba e queimou as mãos do goleiro colorado. O Inter pôde perceber que o Cuiabá, de bobo, não tinha nada. Se os gaúchos e torcedores do Inter tinham o intuito de fazer da Arena Pantanal uma filial do Beira-Rio, os comandados de Abel Braga entenderam o confronto de forma errada. Os rachões no CT do Parque Gigante contam com mais brio que o apresentado na Arena Pantanal.
Aos seis minutos, a primeira tabela efetiva do Inter. D'Alessandro, com um tapa de primeira, encontrou Fabrício na esquerda. O lateral conseguiu o passe no meio da área, em direção de Alex. O meia, recuperado das dores musculares e com boa movimentação, cortou dois zagueiros, puxou para a perna esquerda - que é a sua boa - e chutou forte. Não fosse Diego Macedo colocar a perna e mandar para escanteio, seria o primeiro gol gaúcho no Pantanal.
Luciano Dias mudou a postura do Cuiabá. Jogou seu time para trás. Passou a apostar em contra-ataques e em tabelamentos que levavam algum perigo ao gol de Dida. Aránguiz, Alan Patrick, Alex e D'Alessandro trocavam passes e assustavam o goleiro Willian Alves. Porém, aos 25 minutos, os gaúchos tomaram o primeiro susto em Cuiabá.
A bola de pé em pé desde o campo defensivo envolve a defesa do Inter com Ruan e Diego Torres. Uma tabela pela direita deixa Gilberto para trás, Ruan cruza rasteiro e Washington, de primeira, abre o placar.
Com 41, o segundo susto. Ernando foi envolvido por Cleverson, o atacante do Cuiabá limpou Dida e serviu Diego Torres. Livre, com o gol aberto a sua frente, o meia chutou por cima.
- Eles estão fechados e conseguiram o resultado. Agora, vão se retrancar mais ainda - apontou Rafael Moura na saída para o vestiário.
O centroavante colorado estava certo. Nos cinco primeiros minutos da etapa final só o Inter tocou na bola. Jorge Henrique foi a campo na vaga do inexpressivo Gilberto. D'Alessandro e Alex inverteram papéis e o argentino passou a jogar pela direita. O Inter seguiu com a troca de passes, de um lado a outro, sem objetivo. Sem acertar cruzamentos para a área, Rafael Moura sequer tocava na bola. Abel expunha as veias do pescoço à beira do campo - visivelmente irritado com a produção de seus jogadores.
D'Alessandro chamou para si o jogo a partir dos 15 do segundo tempo. O camisa 10 atacava pela direita, pela esquerda, arriscava chutes da entrada da área. Aos 25 minutos, em um contra-ataque do Cuiabá, correu feito louco atrás do adversário até a entrada da área de Dida e impediu a jogada nos pés de Diego Torres. Eram 32 minutos e o capitão levou as mãos à cabeça quando Jorge Henrique tentou recuar a bola para Dida com um passe de peito e quase originou o segundo gol do Cuiabá-MT.
Quando tudo parecia acabado para o Inter, Rafael Moura recebeu na pequena área e empatou a partida na Arena Pantanal aos 41 minutos. Os jogadores do Cuiabá pediram impedimento, mas dois atletas davam condição na direita do ataque colorado. O Inter acabou no lucro. Mas o Cuiabá virá a Porto Alegre no próximo dia 15.
COPA DO BRASIL, 2ª FASE, JOGO DE IDA, 1º/05/2014
CUIABÁ 1 X 1 INTER
CUIABÁ-MT: Willian Alves; Éder Sciola, Diego Macedo, Samuel e Ruan; Mirita, Bosco, Diego Torres (Moisés, 36'/2T) e Gilsinho; Cleverson (Diego Oliveira, 39'/2T) e Washingtom (Vinícius Kiss, 24'/2T). Técnico: Luciano Dias
INTER: Dida; Gilberto (Jorge Henrique, int.), Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Valdívia, 27'/2ºT), D'Alessandro e Alan Patrick (Wellington Paulista, 17'/2ºT); Rafael Moura. Técnico: Abel Braga
Gols: Washingtom (C), aos 25 min do 1º tempo, e Rafael Moura (I), aos 41 min do segundo tempo
Cartões amarelos: Alex e Rafael Moura (I), Washingtom (C)
Local: Arena Pantanal, Cuiabá
Público: 22.443 (17.421 pagantes)
Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo (DF), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Próximo jogo - Brasileirão: 4/5/14, domingo, 16h
INTER x SPORT