Inter

Despedida do ídolo

Corpo de Fernandão chega ao ginásio do Goiás para velório

Cerimônia será inicialmente restrita a familiares e amigos e, mais tarde, será aberta aos fãs do ex-jogador

Leandro Behs

Enviar email

Guilherme Mazui / RBS Brasília

Enviar email








Carlos Macedo / Agência RBS
Mais de 200 pessoas, entre amigos e familiares, já prestam as últimas homenagens a Fernandão

O velório do ídolo colorado Fernandão começou por volta das 20h30min, no ginásio do Goiás Esporte Clube, em Goiânia, onde o ex-jogador começou a carreira. Mais de 200 pessoas, entre amigos e familiares, já prestam as últimas homenagens ao ex-jogador. Por volta das 22h40min, a cerimônia foi aberta também aos torcedores do ídolo.

Fernandão eterno: leia todas as notícias sobre a morte do ídolo

O corpo de Fernando Lúcio da Costa repousa no caixão, com um crucifixo à frente e, ao lado, a camisa 100 do Goiás, o número que ele vestiu ao retornar para o clube em 2009. De terno, Fernandão tem a mão esquerda enfaixada e apresenta algumas escoriações no rosto - resultado da queda do helicóptero que matou o ex-jogador e mais quatro passageiros, na madrugada deste sábado, às margens do Rio Araguaia.

Entre as 20 coroas de flores estão a dos amigos sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano e a de Leonardo, de políticos locais e duas do Inter. A filha mais velha, Thayná, fruto de um relacionamento anterior de Fernandão, se agarra a uma bandeira do Inter. Os pais, Gaudino e Marli, zelam o caixão que recebeu uma bandeira do Goiás e outra do Inter. Marli alisa o vidro do caixão, como se fizesse carinho no rosto do filho. Ex-jogadores, como Túlio Maravilha, estão no local para se despedir de Fernandão.

- Lembro de um gol de bicicleta do Fernandão, pelo Goiás, em 1999 contra o Bahia. Gol maravilhoso - disse Túlio.


Foto: Guilherme Mazui, Agência RBS

Ex-goleiro do Inter e atual goleiro do Goiás, Renan está entre os amigos presentes no velório. Élio Carravetta, coordenador de preparação física, também está no ginásio.

- Ficamos anos juntos, ele representa muito na história do Internacional, um ser humano irreparável. É muito difícil, a dor é muito forte - diz Élio.

Torcedores do Inter e do Goiás aguardam do lado de fora do ginásio, em vigília. O velório é fechado para família e amigos neste primeiro momento, só abrirá para torcedores mais tarde.

- Vimos o Fernandão crescer, virar profissional. Ele era torcedor e jogador do Goiás. É uma perda dolorida - lamenta Cleomar Marques, torcedor do Goiás.

O velório se estenderá durante a madrugada, já que são aguardados ex-colegas de Inter de Fernandão, como Rafael Sobis e Iarley.

O enterro de Fernandão está marcado para as 15h desse domingo, no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O deslocamento, do ginásio do Goiás para o cemitério, será feito com o caixão em um carro de bombeiros. Fernandão receberá honras de chefe de Estado e será aplaudido pelos torcedores nas ruas, uma vez mais.

Pelo Twitter, confira as informações sobre o velório do repórter Guilherme Mazui, direto de Goiás

Tweets de @guilhermemazui

Qual o momento de Fernandão que nunca sairá da sua memória?
Homenagem: envie sua foto com Fernandão

Confira imagens dos principais momentos da carreira de Fernandão

Confira imagens do acidente que matou Fernandão em Goiás

Um mito na história do Inter

Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás. Mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias, conquistando a Libertadores da América e o Mundial em 2006, como capitão da equipe de Abel Braga.

Foram quase cinco anos de identificação com a torcida e gols emblemáticos, como o da estreia, em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Neste ano, Fernandão foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, no dia 5 de abril. Anos antes, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.

Sua última equipe foi o São Paulo, em 2011. Fernandão jogou ainda no Olympique de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Ele também treinou o Inter em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV.

Como ocorreu o acidente fatal de Fernandão

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Chamada Geral 1ª Edição

11:00 - 12:00