
O cortejo para o sepultamento de Fernandão teve início por volta das 14h15 deste domingo. O corpo do ídolo colorado segue no caminhão do Corpo de Bombeiros até o cemitério Jardim das Palmeiras, local do enterro em Goiânia.
Antes do começo do cortejo houve uma missa no ginásio Luís Torres de Abreu, do Goiás, onde ocorreu o velório. Emocionada, a viúva do ídolo, Fernanda, agradeceu as homenagens e lembrou a simplicidade do marido.
- Ele era simples e carinhoso. Agradeço a Deus por ter me abençoado por ter casado e vivido com o Fernando. Foi lindo.
Ele foi um pai maravilhoso, um amigo. Ele vai embora com o dever cumprido. Peço a oração de vocês para que ele vá em paz.
Segundo a Polícia Militar do Estado de Goiás, mais de 3 mil pessoas passaram pelo ginásio Luís Torres de Abreu desde a noite de sábado. A quadra foi enfeitada com dezenas de coroas de flores enviadas por jogadores, como Edinho e Rafael Moura, e cantores sertanejos, como Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone e Eduardo Costa, além de políticos, a exemplo do governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB).
O velório teve início por volta das 20h30 de sábado, fechado para amigos e familiares do ex-jogador. Somente no final da noite foi permitida a entrada de torcedores. Centenas de fãs com a camisa do Goiás e dezenas de colorados passaram pelo esquife para despedida do ídolo.
A vigília se alongou pela madrugada e manhã deste domingo. O caixão do ex-capitão colorado ficou aberto, com o corpo protegido por um vidro. As bandeiras do Inter e Goiás ficaram sobre o esquife.
Amigos do futebol goiano, como Alex Dias, estiveram no local. Já ex-colegas de Fernandão no Inter, como Clemer, Iarley, Alex e Marabá, tentavam driblar as lágrimas sem sucesso.
- É uma dor que fica. Ele era como um irmão mais velho, me ajudou demais no meu começo no Inter - recordou Alex.
O ex-presidente Fernando Carvalho e o atual presidente do clube, Giovanni Luigi, permaneceram próximos ao corpo durante a manhã deste domingo com ar de exaustão. Índio, Rafael Sobis e Abel Braga não compareceram na homenagem, mas mandaram mensagens para a família de Fernandão.
- Foi uma noite difícil de dormir, está sendo um momento dolorido. Perdemos um ídolo - lamentou Fernando Carvalho..
Confira imagens dos principais momentos da carreira de Fernandão
Confira imagens do acidente que matou Fernandão em Goiás
Um mito na história do Inter
Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás. Mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias, conquistando a Libertadores da América e o Mundial em 2006, como capitão da equipe de Abel Braga.
Foram quase cinco anos de identificação com a torcida e gols emblemáticos, como o da estreia, em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Neste ano, Fernandão foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, no dia 5 de abril. Anos antes, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.
Sua última equipe foi o São Paulo, em 2011. Fernandão jogou ainda no Olympique de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Ele também treinou o Inter em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV.
Como ocorreu o acidente fatal de Fernandão