
O ligamento colateral medial do joelho direito e a lesão sofrida na partida contra a Espanha, pela Copa do Mundo, já não incomodam tanto. É o recondicionamento físico de Charles Aránguiz que praticamente deixa o camisa 20 de fora da partida de retorno do Inter ao Brasileirão, quinta-feira, diante do Corinthians.
Após resolver questões particulares no Chile e ser liberado pela direção de futebol do Inter, o jogador se reapresentou no Parque Gigante nesta sexta-feira pela manhã. Cumprimentou os companheiros, tanto os reservas, que realizavam um jogo-treino diante do Pelotas, quanto os titulares, que trabalharam em separado para outra movimentação na manhã deste sábado. Em seguida, partiu para trabalhos de fisioterapia e exercícios aeróbicos na academia do CT do Parque Gigante.
O período em que esteve com a seleção chilena na Copa do Mundo prejudicou o preparo físico de Aránguiz. Os titulares das seleções pouco trabalham fisicamente em alto nível durante as fases de classificação da Copa. E, por conta disso, o Inter adota cautela. Da mesma forma que não anuncia que Aránguiz está fora do jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão, os médicos do clube não cravam que o reforço irá a campo.
- Ele ficou um tempo parado por conta da lesão, isso era natural. Também estava na seleção, que é outro tipo de trabalho, tem de fazer reconcidionamento físico - aponta o diretor médico Paulo Rabello.
Há receio de que uma carga elevada de trabalho - tanto em treinamentos, na próxima semana, quanto no que diz respeito à partida contra o time de Mano Menezes - possam originar alguma lesão muscular mais grave. Seria um trauma para Abel Braga perder um de seus principais jogadores.
Por conta disso, Aránguiz não terá folga neste final de semana. Fará fisioterapia no sábado e no domingo, além de musculação, esteira, bicicleta e demais exercícios aeróbicos. Entre segunda e terça, será transferido aos cuidados do preparador físico Élio Carravetta. Como a partida é na quinta-feira e a viagem deve ocorrer um dia antes, a escalação do chileno é improvável.
- É bom que se fale que ele não tem lesão. Ainda ressente um pouco o joelho, claro, mas não há qualquer problema no local. É cedo para falar que ele está fora contra o Corinthians. É provável que fique de fora, apesar de ser muito difícil afirmar - resumiu Rabello.
* ZHESPORTES