*ZHESPORTES

Quinze pontos atrás do primeiro colocado e a sete pontos do G-4, mas com quatro times a sua frente, o Santos praticamente descarta seguir em busca de uma melhor posição no Campeonato Brasileiro e investe todos os seus recursos na Copa do Brasil.
Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal, a Vila Belmiro estará lotada para a decisão da próxima quarta-feira. Para seguir adiante, o Santos precisa bater os mineiros por, pelo menos, 2 a 0. E quem deve se beneficiar dessa situação é o Inter, quarto colocado com 53 pontos, sete a mais do que o Santos.
Enderson Moreira poderá poupar de cinco a sete titulares para o jogo de domingo, às 17h, na Vila, contra o time de Abel Braga. Assim como ocorreu em 2010, o Santos projeta no torneio um trampolim para voltar a conquistar a Libertadores. Naquele ano, o Santos de Muricy, Robinho, Ganso, Neymar, André e Pará conquistou a Copa do Brasil sobre o Vitória. Na temporada seguinte, conquistou o tricampeonato da América em cima do Peñarol.
Como a Libertadores surge no horizonte santista como a salvação financeira - a direção pagou os salários de setembro somente na terça-feira, véspera do jogo no Mineirão -, a partida de volta contra o Cruzeiro virou questão de sobrevivência.
Para minimizar a penúria econômica, o Santos fechou um contrato de patrocínio somente para a Copa do Brasil. Passou a utilizar na camiseta uma marca de eletrônicos que pagará quase R$ 2 milhões ao clube, caso ele avance à final.
Já uma das revelações santistas, o volante Alison, deverá ter parte de seus direitos econômicos negociados ao Banco BMG por cerca de R$ 5 milhões. E estes recursos entrariam no caixa do clube para, basicamente, pagar os salários de atletas e funcionários nesse final de ano.
O técnico Enderson Moreira poderá preservar diante do Inter Robinho, o lateral Cicinho, os zagueiros David Braz e Edu Dracena mais o volante Arouca. Além destes, Geuvânio e Thiago Ribeiro, que seguem em processo final de recuperação de lesões, estão fora do jogo, sendo preparados para a "final" contra o Cruzeiro.
- Robinho não participou da pré-temporada e está sentindo a sequência de jogos. Ele deixou de trabalhar uma condição que é importantíssima: resistência. O que faz com que ele possa suportar melhor a sequência de jogos - comentou Enderson Moreira. - A única coisa que fará com que eu tire algum jogador da partida de domingo é problema físico. O jogo é na Vila, não tem viagem, o que ajuda muito - acrescentou.
Enderson poderá escalar até Leandro Damião. Rejeitado pela torcida e autor de apenas quatro gols no Brasileirão, o ex-goleador colorado é a sexta opção de ataque _ quando todos os jogadores estão em condições.
Questionado sobre o reaproveitamento de Leandro Damião - que jogou por 10 minutos diante do Cruzeiro e foi titular contra a Chapecoense, quando o Santos teve um time misto em campo, a fim de preservar os titulares para a Copa do Brasil -, Enderson Moreira respondeu:
- Leandro Damião foi bem contra a Chapecoense, correu, ajudou, deu passes, e está correndo atrás. Todos têm seus altos e baixos. Mas quem sabe não será reservado pra ele um momento decisivo e importante para o clube?
Quem pode ser preservado
Robinho, Edu Dracena, David Braz, Cicinho, Arouca, Thiago Ribeiro e Geuvânio
Possível escalação
Aranha; Victor Ferraz, Bruno Uvini, Neto e Mena; Alison, Souza e Lucas Lima; Rildo, Leandro Damião e Gabriel
Aproveitamento na Vila
Atuando na Vila Belmiro em 2014, o Santos tem um aproveitamento de 86,1%, com 20 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas (ambos os reveses foram no Brasileirão e os dois por 1 a 0, para Corinthians e para Fluminense).
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH de cara nova: http://zh.com.br/inter
Foto: Arte ZH
