
Ao mesmo que corre contra o tempo para formar o grupo que se apresentará em 4 de janeiro no Beira-Rio, a direção de futebol do Inter encontra um mercado cada vez mais fechado e em crise. A alta do dólar, os elencos enxutos e pouca rotatividade dificultam negociações e desembarques no Beira-Rio.
Nomes como os volantes Fernando Bob (Ponte Preta), Fabinho (Figueirense) e Anselmo (Joinville), além do atacante Bruno Henrique (Goiás) surgem como alternativas, mas nenhum é confirmado pela diretoria. Livre no mercado após ingressar na Justiça contra o Santos por não receber salários, Leandro Damião está com um pé no Beira-Rio. Ainda aguarda a janela europeia para definir seu futuro, mas a tendência é que volte a vestir a camisa do Inter.
- Leandro Damião acabou o ano no banco de reservas do Cruzeiro, mas foi o goleador do time. Sem vínculo, desperta o interesse dos clubes. O mercado está escasso. Não há um leque de jogadores top de linha à disposição como se tinha antigamente - apontou Vinícius Prates, agente do camisa 9.
A ideia é não repetir em 2016 o que foi feito em 2015. Dos sete reforços desta temporada, apenas o lateral direito Léo e volante Nilton chegaram a tempo de realizar a pré-temporada desde o início. Réver e Vitinho foram apresentados em Bento Gonçalves, com os treinamentos físicos e de retreinamento já iniciados. Anderson, Nico Freitas e Lisandro López nem sequer tiveram tempo de aprimorar o condicionamento. O resultado se viu ao longo do ano: lesões, dificuldades para manter o ritmo de competição e até uso de Remédio para emagrecer que resultou em positivo para doping.
- Assumimos o clube em dezembro, tivemos de reorganizar muitas coisas, contratar treinador, houve a morte de Luis Fernando Costa (vice de futebol antes de Carlos Pellegrini). Foi um início de ano atípico. Queremos modificar a história em 2016 - apontou um dirigente com trânsito no vestiário colorado.
A falta de dinheiro conta a favor da redução da folha salarial, a partir da saída de jogadores em término de contrato. Dida, Juan e Lisandro López têm seus vínculos encerrados em 31 de dezembro. Já os empréstimos de Wellington, Léo e Nico Freitas não serão prorrogados. Apenas em salários, R$ 1,2 milhão serão economizados no Beira-Rio.
OS REFORÇOS EM 2015
Léo, lateral direito, 24 anos
Empréstimo.
Apresentado dia 8 de janeiro, em Porto Alegre, antes da pré-temporada.
Sofreu com lesões no Flamengo em 2014.
Nilton, volante, 28 anos
Compra.
Apresentado dia 9 de janeiro, em Porto Alegre, antes da pré-temporada.
Uma lesão no joelho lhe tirou sequência em 2014. Dos 44 jogos que disputou, esteve na reserva em 17 oportunidades.
Réver, zagueiro, 30 anos
Compra.
Apresentado dia 14 de janeiro, em Bento Gonçalves, durante a pré-temporada.
Chegou ao Beira-Rio em baixa. Problemas físicos o fizeram perder a titularidade para Jemerson no Atlético-MG.
Vitinho, atacante, 22 anos
Empréstimo.
Apresentado dia 16 de janeiro, em Bento Gonçalves, durante a pré-temporada.
Uma lesão no tornozelo prejudicou seu desempenho em 2014, com a camisa do CSKA. Foram apenas dois jogos pela Liga dos Campeões, 23 pelo Campeonato Russo, um pela Supercopa da Rússia e duas pela Copa da Rússia. Vitinho marcou apenas um gol.
Anderson, meia, 27 anos
Compra.
Apresentado dia 3 de fevereiro, em Porto Alegre, após a estreia do Inter no Gauchão.
Rescindiu com o Manchester United, após ser emprestado para a Fiorentina-ITA. Imprensa internacional classificou a contratação como "de risco".
Nico Freitas, volante, 28 anos
Empréstimo.
Apresentado dia 13 de fevereiro, em Porto Alegre, após a quinta rodada do Gauchão.
Estava em atividade no Montevideo Wanderers.
Lisandro López, atacante, 32 anos
Contrato de produtividade, ampliado quando Inter passou às oitavas da Libertadores.
Apresentado dia 27 de fevereiro, em Porto Alegre, em meio ao Gauchão e Libertadores.
Rescindiu com o Al-Gharafa, do Catar.
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES