
O domingo é de corrida na capital gaúcha. As ruas da cidade estão tomadas pelos cerca de 6 mil participantes da 31ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre.
Os maratonistas estão divididos em cinco modalidades: maratona internacional, revezamento de duplas, quartetos e octetos, maratona para pessoas com deficiência e maratoninha para crianças de 3 a 14 anos. Os percursos variam entre dez e mais de 42 quilômetros para adultos. Para as crianças e adolescentes os trajetos vão de 50 a 400 metros.
Atenção ao trânsito
Os bloqueios começaram às 6h se encerram só após o término da prova.
1) AVENIDAS ERICO VERISSIMO E AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO
Os atletas percorrerão os corredores de ônibus, logo os veículos poderão utilizar as pistas comuns.
2) RUA JOÃO ALFREDO
A pista no sentido Centro-bairro será ocupada por corredores, enquanto a pista no sentido bairro-Centro terá circulação de veículos.
3) EDVALDO PEREIRA PAIVA (Beira-Rio)
A pista nova será utilizada para o trânsito de veículos no sentido Centro-bairro, entre as Ruas A e Padre Cacique
4) RÓTULA DAS CUIAS
Será totalmente bloqueada ao trânsito de veículos. Haverá uma canalização que permitirá o tangenciamento da rotatória.
5) WENCESLAU ESCOBAR
Haverá canalização em todo trecho da avenida para que se permita a realização da prova sem afetar o trânsito na região
RESTANTE DAS VIAS
As outras ruas da Maratona estão bloqueadas.
Os cruzamentos serão liberados para o trânsito de veículos quando houver uma folga entre os corredores. O ideal é evitar, de carro, todo o trajeto da maratona, porque durante toda a manhã a circulação será limitada.
As linhas de ônibus que passam pelo Túnel da Conceição no sentido bairro-Centro, com destino aos terminais Parobé, Uruguai, Borges de Medeiros ou Cassiano do Nascimento, seguirão pela Mauá, Coronel Vicente, Voluntários da Pátria, Vigário José Inácio, Júlio de Castilhos (terminal provisório entre a Vigário José Inácio e Dr. Flores).
As linhas que seguem pela Avenida Farrapos no sentido bairro-Centro permanecerão com terminal no CPC. As linhas com terminal na Praça Parobé terão seus terminais provisórios no CPC e Chaves Barcelos.
Os usuários da Castelo Branco e Mauá deverão usar o Túnel da Conceição como alternativa de trânsito. Serão facilitados os acessos ao HPS e demais hospitais. As ciclofaixas das avenidas Erico Verissimo e Aureliano Figueiredo Pinto ficarão desativadas no momento da prova.
Mais informações sobre trânsito e transporte durante o período da maratona pelo fone 156 (118).
Confira o trajeto da Maratona de Porto Alegre
