
A eliminação nos pênaltis, para o presidente Fábio Koff, foi acaso. O erro do Grêmio foi no planejamento da temporada e na importância indevida dada ao Gauchão.
Com jogos simultâneos em três competições, o Tricolor teve de preservar a equipe em jogos do Gauchão e do Brasileirão para garantir força máxima na Libertadores. O excesso de partidas, de acordo com o presidente, causaram a sequência de frustrações com a perda do título estadual e as derrotas nos torneios nacional e continental.
- As causas pelas quais perdemos o Gauchão nós sabemos. Fazemos análises diárias. O Grêmio errou no planejamento. Tinha jogado 23 partidas. Na mesma semana, jogamos três. Enquanto o Gauchão não sofrer uma reestruturação, vai ser relegado a um plano secundário. Erramos em dar importância a ele em determinado momento. Foi um equívoco. Me doi em ser eliminado de uma competição como esta (a Libertadores) - avaliou Fábio Koff.
Para ele, o sentimento de frustração é evidente, mas nem por isso deposita nos jogadores a culpa pela saída precoce da Libertadores ainda nas oitavas de final:
- Doi muito. Perdi o bimundial, em Tóquio, injustamente, nos pênaltis. Há um sentimento de frustração pelo resultado. Peço perdão ao torcedor que incentivou - afirmou o presidente.
O técnico Enderson Moreira também foi poupado. Sua permanência foi garantida pela direção, ao menos até a reunião desta quinta-feira, quando a comissão deve se encontrar para avaliar a eliminação.
- Não podemos analisar em um jogo que foi decidido nos pênaltis. Os outros resultados da fase classificatória mostram a qualidade do treinador. Ele não pode ser responsabilizado pela eliminação de hoje. É trabalhador, sério, honesto, estudioso, que tem o grupo na mão. Amanhã é outro dia. Vamos analisar, vamos ver. Todos nós perdemos. Mas também ganhamos. O saldo do ano não é tão negativo - disse Koff.
LIBERTADORES - OITAVAS DE FINAL - JOGO DE VOLTA - 30/4/2014
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará (Lucas Coelho, 34'/2º), Werley, Geromel e Wendell; Edinho, Riveros, Zé Roberto (Rodriguinho 14'/2º), Luan (Maxi Rodríguez,19'/ 2º) e Dudu; Barcos
Técnico: Enderson Moreira
SAN LORENZO: Torrico; Buffarini, Valdés, Gentiletti e Mas; Mercier, Villalba (Prósperi, 24'/2º), Ortigoza e Piatti; Correa (Elizari, 28'/2º, depois Blandi, aos 47' do 2º) e Matos.
Técnico: Edgardo Bauza
Gol: Dudu (G), a 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Zé Roberto, Edinho (G), Gentiletti, Buffarini (SL)
Arbitragem: Roberto Silvera, auxiliado por Carlos Pastorino e Nicolas Taran (trio uruguaio).
Renda: R$ 2.394.936,00
Público: 47.244 (44.042)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.
PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
3/5/2014, SÁBADO, 18H30MIN
SANTOS X GRÊMIO