
Pela primeira vez em 46 anos, a Marselhesa foi ouvida na Sociedade Hípica Porto Alegrense. Em sua estreia no Concurso de Salto Internacional Cidade de Porto Alegre, Louis Bouhana sagrou-se campeão do CSIO4*-W (The Best Jump). O francês de 30 anos é o 11º cavaleiro do Exterior a vencer a competição, disputada desde 1969.
De um total de 43 conjuntos, 14 zeraram o percurso - e se qualificaram para o desempate na prova realizada na pista de grama na tarde deste domingo. Eram seis cavaleiros brasileiros, quatro alemães, três franceses e um belga na briga pelo prêmio de R$ 250 mil e por uma vaga na Copa do Mundo de 2015, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
No desempate, o alemão Hans-Torben Ruder, campeão em 2012, foi o primeiro a superar os obstáculos de 1m60cm de altura sem fazer falta, com o tempo de 43s70. A seguir, outros cinco conjuntos derrubaram varas pelo caminho. O brasileiro Artemus de Almeida, com Zarisma, conseguiu zerar o percurso montado pelo desenhador alemão Frank Rothenberger, mas com tempo superior a Ruder: 45s12.
O alemão Holger Wulschner, com Bsc Cavity, assumiu o primeiro lugar, com um percurso sem faltas e tempo de 41s76. Mas logo foi superado por Bouhana. Montando Qlandestin Sas, um cavalo da raça sela francesa de 10 anos, o francês cravou o menor tempo - 40s66 - do desempate. Em terceiro lugar, o alemão Jorg Opermann completou o pódio 100% estrangeiro.
Cavaleiro nascido na cidade de Lorient, na região da Bretanha, no noroeste da França, Louis foi abraçado e beijado nas duas bochechas pelo exultante pai e proprietário de Qlandestin Sas, Jean Bouhana, 60 anos.
- É uma emoção muito grande. Essa é a primeira prova que disputo no Brasil e já com vitória. Só tenho que agradecer aos brasileiros pela oportunidade - destacou o cavaleiro, que recentemente comemorou a conquista em uma prova do mesmo nível CSIO4*-W em Bratislava, na Eslováquia.
O brasileiro mais bem colocado foi Artemus de Almeida, que fechou a prova em quinto lugar.