
Reação, sorte e festa na frente da torcida. Um fim de semana perfeito na Inglaterra para Lewis Hamilton, que voltou a vencer e diminuiu para quatro pontos a vantagem de Nico Rosberg - que abandonou a primeira no ano - na disputa pelo título.
Acompanhe mais notícias no blog Fórmula-1
Completaram o pódio o consistente Valtteri Bottas - que saiu em 14º e deu um show de ultrapassagens - e a sensação Daniel Ricciardo (Red Bull), que mudou a estratégia para terminar em terceiro em Silverstone.
A corrida foi agitada, mas teve um atraso de uma hora. O motivo: um acidente perigoso logo depois da largada, quando Kimi Raikkonen (Ferrari) rodou, acertou um guard-rail e voltou em zigue zague na pista. Por pouco não foi atingido por Kamui Kobayashi (Caterham).
Largando em 15º, Felipe Massa teve problemas na embreagem da Williams e caiu para último. Quatro curvas depois, foi rápido ao desviar de Kimi, mas rodou e acertou a roda traseira esquerda na Ferrari do finlandês, abandonando seu 200º GP.
A pista foi limpa rapidamente, mas a necessidade de reparar o guard rail destruído por Raikkonen atrasou a relargada em uma hora. Uma precaução necessária, mas insuficiente para a Williams conseguir recuperar o carro do brasileiro.
Sai Rosberg, entra Bottas
Na relargada, Hamilton já saiu em quarto atrás do safety car - na primeira largada, havia ganho duas posições. Não teve dificuldade para passar as duas McLaren e começar a pressionar Rosberg, que liderava de forma tranquila.
O alemão parou primeiro nos boxes, enquanto o britânico adiou o pit stop e voltou com pneus mais duros - estratégia que se mostrou certeira, pois começou a reduzir a diferença para Rosberg a cada volta. Até que o líder do campeonato abandonou pela primeira vez na temporada, com problemas de câmbio.
Enquanto isso, Bottas mostrou que a Williams é o segundo melhor carro do grid. E que tem talento, claro. Escalou o grid com ultrapassagens certeiras e, ao herdar o segundo lugar de Rosberg, conseguiu sua melhor posição na carreira.
Duelo de campeões
Repleta de ultrapassagens, a corrida reservou para o final um duelo incrível entre Vettel e Fernando Alonso (Ferrari). O espanhol - que tomou cinco segundos de punição durante o pit stop por alinhar o carro errado na primeira largada - ganhou a quinta posição após ultrapassar o tetracampeão, que voltou dos boxes com os pneus frios.
Mas o alemão reagiu. Encostou e passou a pressionar a cada volta. No rádio, reclamou muitas vezes de que Alonso estava usando a área de escape para garantir a posição. O espanhol retrucou, mas na pista ia conseguindo manter a posição.
Até que Vettel deu o bote certeiro próxima da linha de chegada. Os carros ficaram lado a lado. O alemão fez um movimento leve em direção a Alonso, que reagiu e fez o mesmo. Na curva, vantagem para o tetracampeão, que garantiu o quinto lugar.
O piloto da Ferrari esbravejou no rádio e "exigiu" que Vettel devolvesse a posição, por considerar a ultrapassagem ilegal. Mas não passou de mais um choro do espanhol. O tetracampeão, mesmo sem um carro veloz, ganhou no braço.
Título em aberto
A próxima corrida será na Alemanha, em Hockenheim, daqui a duas semanas. Se vencer, Hamilton reassume a liderança. Mas o alemão não vai querer decepcionar em casa. O duelo promete!
Para Massa, foi um fim de semana para esquecer. Bateu no treino livre, errou na classificação e abandonou a corrida, além de tomar mais 18 pontos de desvantagem para o companheiro Bottas, naturalmente o novo piloto número um da Williams.
Classificação:
1. Lewis Hamilton (Mercedes) - 2h26:52.094
2. Valtteri Bottas (Williams) - 30.135
3. Daniel Ricciardo (Renault) - 46.495
4. Jenson Button (McLaren) - 47.390
5. Sebastian Vettel (Renault) - 53.864
6. Fernando Alonso (Ferrari) - 59.946
7. Kevin Magnussen (McLaren) - 1:02.563
8. Nico Hülkenberg (Force India) - 1:28.692
9. Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 1:29.340
10. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) - 1 volta
11. Sergio Pérez (Force India) - 1 volta
12. Romain Grosjean (Lotus) - 1 volta
13. Adrian Sutil (Sauber) - 1 volta
14. Jules Bianchi (Marussia) - 1 volta
15. Kamui Kobayashi (Caterham) - 2 voltas
16. Max Chilton (Marussia) - 2 voltas
17. Pastor Maldonado (Lotus) - 3 voltas