A participação da população negra no mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre caiu de 56,1% em 2012 para 55,8% em 2013. A conclusão é de um levantamento realizado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) a partir da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) e divulgado nesta terça-feira (18). Assim como os negros, a presença da população não negra também registrou queda no mercado de trabalho da Grande Porto Alegre, diminuindo de 57,1% para 56,6% no período.
Conforme o estudo, a População Economicamente Ativa (PEA) negra na Grande Porto Alegre diminuiu em 13 mil pessoas no ano passado. Por outro lado, a presença dos não negros no mercado registrou aumento de 9 mil trabalhadores, o que, conforme a FEE, teria garantido a relativa estabilidade da força de trabalho total em 2013 - os comportamentos antagônicos de negros e não negros praticamente se compensaram.
Em ambos os casos, a taxa de desemprego foi reduzida entre 2012 e 2013.Entre os negros, o desemprego total caiu de 10,5% para 8,7% da respectiva População Economicamente Ativa. Já entre os não negros, a taxa de desemprego caiu de 6,5% para 6% da PEA. A queda do desemprego total foi maior para os negros (-17,1%) do que para os não negros (-7,7%), o que contribuiu para a redução da diferença das taxas de desemprego entre os dois grupos populacionais.