Mundo

Contra o terrorismo

Obama condena ataque em Nice e reafirma determinação de destruir Estado Islâmico

Em demonstração de solidariedade, presidente dos EUA também ordenou que bandeira americana seja hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos

AFP

O presidente norte-americano Barack Obama criticou nesta sexta-feira, na Casa Branca, o ataque "trágico e desprezível" cometido em Nice, no sudeste da França, no qual viu uma afronta "à liberdade e à paz".

Prometendo novamente "destruir" o grupo Estado Islâmico (EI), Obama expressou a vontade de consegui-lo, permanecendo "fiel aos valores do pluralismo, da diversidade e da liberdade, que as pessoas celebravam em Nice em 14 de julho".

Leia mais:
União Europeia debaterá luta antiterrorista após atentado de Nice
Atentado em Nice causa auditoria em medidas de segurança dos Jogos Olímpicos
Autor de atentado em Nice é "terrorista ligado ao Islã radical", diz premiê

Obama telefonou para o contraparte francês, François Hollande, nesta sexta-feira, e ordenou que a bandeira americana seja hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos, em demonstração de solidariedade.

Na noite de quinta-feira, um caminhão foi lançado contra a multidão na cidade turística de Nice, onde se reunia uma multidão para celebrar a Queda da Bastilha, matando 84 pessoas e ferindo mais de uma centena.

O presidente americano tinha dito na quinta-feira que pediria às suas equipes que mantenham contato com as autoridades francesas e que seu país tinha oferecido à França "toda a ajuda que pudessem necessitar para fazer a investigação sobre este ataque e levar os responsáveis perante a justiça".

Leia todas as notícias sobre o atentado em Nice

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Pré-Jornada

15:00 - 17:45