
O estouro de um transformador de rua, localizado na esquina das ruas João Sarmento com a Bento Gonçalves, em Osório, teria provocado o incêndio no Hospital São Vicente de Paulo. Com a explosão, a energia elétrica da região caiu, e o gerador da instituição foi acionado - e acabou sobrecarregado. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, houve dois focos de chamas: no setor de informática, no segundo andar, e no setor de raio-X, no térreo.
Leia mais:
Pacientes são removidos após incêndio em hospital em Osório
Hospital de Osório não tem alvará do Corpo de Bombeiros
O incidente aconteceu ao final da visita de uma comitiva do governo estadual à instituição. Tarso Genro havia recém deixado o prédio e estava no estacionamento. O governador visitava a nova ala pediátrica do São Vicente de Paulo. Inaugurado há duas semanas, o setor recebeu investimento de R$ 251 do Estado.
Conforme testemunhas, o governador havia saído por uma porta lateral do hospital e ainda conversava com autoridades quando houve a explosão no poste da rua. Pedaço de uma peça de cerâmica se desprendeu e chegou a atingir uma pessoa nas costas. Tarso foi abraçado pelos seguranças e colocado no carro, segundo informações de Nezio Marçal, diretor do hospital.
Porto lateral por onde Tarso Genro deixou o hospital
Foto: Adriana Irion, Agência RBS
Pedaço de peça que se desprendeu e atingiu as costas de uma pessoa
Foto: Adriana Irion, Agência RBS
O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) acompanhava a visita de Tarso ao local. Segundo o parlamentar, o grupo estava a cerca de 50 metros de distância do local onde explodiu o transformador:
- Estávamos encerrando a visita à nova ala pediátrica quando estorou o transformador, o que gerou um conjunto de contratempos. Felizmente, pelo fato de haver a infraestrutura do hospital de Tramandaí, foi possível transferir os pacientes e está tudo normalizado - disse Fontana, que seguiu para Imbé, onde cumpre agenda.
O Corpo de Bombeiros trabalha na retirada de materiais do hospital, como bolsas de sangue. Está sendo aguardada a chegada de peritos de Porto Alegre.
*Zero Hora

