A família Lang estava toda reunida em Santa Clara do Sul, à espera do corpo de Isidoro, que morreu devido a complicações pulmonares na manhã deste domingo, na UTI do hospital de Lajeado, também no Vale do Taquari. A tristeza, no entanto, deu lugar ao espanto quando o caixão foi aberto e dentro dele estava outro homem.
- Foi um choque, ficamos sem chão. Já é um momento tão difícil e simplesmente não era o pai. A gente não sabia o que fazer, não sabia o que tinha acontecido, se o corpo tinha sumido, ou ido pra outro lugar. Só restou angústia - conta Fernando André Lang, 35 anos, um dos três filhos de Isidoro.
O erro aconteceu no necrotério do Hospital Bruno Born. De acordo com a instituição, a Funerária Sabke retirou o corpo de outro homem, que estava identificado pelo nome com uma pulseira presa ao pulso e escrito, também, no tórax. A assessoria não revela o nome desta pessoa, que seria um morador de Taquari. Isidoro ainda estaria na UTI, aguardando liberação.
Já a funerária rebate dizendo que o corpo retirado estava identificado como sendo o pai de Fernando, sem pulseira, mas com um esparadrapo no braço, com o nome de Isidoro Lang. Por isso fora levado para o velório em Santa Clara do Sul, que fica a cerca de 20 quilômetros de Lajeado.
A angústia dos Lang só cessou cerca de três horas depois, quando a troca de corpos foi finalizada e o velório finalmente pode prosseguir. Segundo o filho, a mãe foi quem mais se abalou com a confusão.
- Não sabemos de quem foi o erro, mas isso não pode acontecer. Pra mim, está errado o fato de as funerárias irem ao necrotério e retirarem os corpos sem supervisão de ninguém do hospital nem de familiares. Afinal, a funerária não sabe quem é o morto, mas o hospital sim e devia fiscalizar o processo - aponta o analista financeiro.
Vale do Taquari
Família descobre que recebeu corpo errado durante velório
Hospital alega que funerária retirou corpo errado, enquanto a funerária afirma que a identificação estava trocada
Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: