
Uma massa de ar polar ganhou força sobre o Rio Grande do Sul neste sábado e derrubou as temperaturas pela manhã. As mínimas ficaram abaixo dos 5°C em grande parte do Estado e, em São José dos Ausentes, chegou a ser negativa: -0,1ºC.
Conforme a Somar Meteorologia, as temperaturas mais baixas, além de São José dos Ausentes, foram em Bagé (1,3ºC), Soledade (1,4ºC), Cruz Alta (1,5ºC), Vacaria (2,4ºC) e São Gabriel (2,5ºC).
- Agora teremos um padrão mais próximo do que seria de inverno. As temperaturas começam a baixar, as massas de ar polar são mais intensas e, para o domingo, devemos ter outras cidades próximas do zero grau. Na região da Campanha, é esperada a formação de geada - explica a meteorologista Graziella Gonçalves.
Apesar das nuvens, neste sábado ainda não há potencial para chuva no Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, o sol aparecerá entre as nuvens e a temperatura subirá gradativamente, oscilando entre 10°C e 15°C na maior parte do Estado. Na Capital, a máxima prevista é de 17ºC.
Para o domingo, o frio da madruaga ainda persiste intenso, e será parecido com a madrugada do sábado. Porém, o risco para geadas diminui, já que a umidade deve aumentar. A propagação de área de baixa pressão causa chuva a partir da tarde no Oeste, Centro e Norte do Estado, sendo mais intensa sobre o Alto Uruguai, Noroeste e Missões.
Veja o mapa da previsão para o Estado:
* Zero Hora