Geral

Há vagas

MEC autoriza criação de 25 mil vagas em cursos no ensino privado

No total são 179 cursos, como engenharia, administração história e pedagogia. 13 estão no RS


Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo vão contar com faculdades de Engenharia Civil e Mecânica, totalizando 540 vagas, todas da Anhanguera. Também foram criados cursos de História e Pedagogia, além dos tecnológicos em Controle de Obras, em Gravataí, e Gestão de Qualidade e Logística, em Bento Gonçalves.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou nesta sexta-feira a criação de 25 mil vagas para cursos universitários de faculdades privadas em 11 estados brasileiros, sendo 1.430 para o Rio Grande do Sul.

No total são 179 cursos, como Engenharia, Administração, História e Pedagogia. Para o Estado, há vagas em 13 cursos.


criação de vagas no ensino privado No rs | Create Infographics

- É interessante a criação das vagas, mas a necessidade que se tem aqui no RS é muito grande - diz Ronald Krummenauer, diretor executivo da Agenda 2020, movimento da sociedade civil que busca melhorar as condições do Estado.

Nos últimos anos, a quantidade de gaúchos com diploma universitário passou de 9% para 11%, quando a meta da Agenda 2020 seria atingir 31% da população - número baseado na média entre Estados Unidos e Coreia do Sul.

- Evoluímos muito discretamente. Somos carentes em todas as áreas, de construção civil até áreas de alta tecnologia. Há um apagão de mão de obra - lamenta Krummenauer.

O principal déficit gaúcho é na área de tecnologia e inovação, o que, em parte, os novos cursos contemplam. Os três parques tecnológicos do Estado (Tecnopuc, Tecnosinos e Valetec) geram 15 mil postos de trabalho, mas o ideal seria o dobro, conforme a Agenda 2020.

É preciso lembrar que essa expansão parte de uma análise de cada empresa de educação. Toda vez que uma faculdade deseja abrir um novo curso, precisa requerer autorização do MEC. Conforme a assessoria do Ministério, a avaliação leva em conta a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas. Universidades e centros universitários, que são instituições com autonomia, não precisam do pedido (exceto para os cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Direito).

Há também uma lista de pedidos negados, que totalizam 2.170 vagas em 14 cursos no país. No Rio Grande do Sul, foram indeferidos 200 vagas para o curso de Jornalismo da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), em Porto Alegre.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

17:45 - 20:30