O nevoeiro sobre a pista do aeroporto Salgado Filho que atrapalhou os voos na terça e quarta-feira atrapalhou os voos na terça e quarta-feira, encobriu também a previsão de início do funcionamento do sistema instalado para reduzir o fechamento do terminal. A operação do ILS 2, cujo início era garantido pelas autoridades para antes da Copa, agora regrediu para o caráter de expectativa.
No início do mês, a Secretaria de Aviação Civil prometia que o equipamento estaria pronto antes do Mundial, faltava apenas a realização de inspeções. Ontem, o discurso de certeza se dissipou no meio da névoa. De acordo com a Infraero, todas as vistorias foram feitas e a documentação foi encaminhada à Agência Nacional de Aviação Civil. Mas a secretaria não forneceu um prazo específico, nem determinou se "os próximos dias" mencionados em nota irão ultrapassar ou não a data do primeiro jogo em Porto Alegre, dia 15 de junho.
José Amilton Lopes, superintendente do Porto Alegre Convention Bureau, entidade responsável por atrair eventos para a Capital, afirma que o funcionamento do sistema é uma das promessas da Copa. Para o dirigente, o não cumprimento do prazo para o início das operações pode acarretar grandes prejuízos para captações:
- A iniciativa privada trabalha com a imagem que fica de cada evento. Se o nosso histórico é ruim, fica mais complicado. Ou Porto Alegre assume o papel de cidade internacional ou vamos nos limitar a regionalizar nossos eventos.
carlos.ismael@diariogaucho.com.br
