Foto: Cleidi Pereira/Agência RBS

Foram cerca de 600 metros de caminhada entre um compromisso e outro, percorridos em aproximadamente 10 minutos. Ninguém o cumprimentou, ninguém o parou para tirar uma "selfie".
Espantada com o tamanho da comitiva que subia a Rua da Praia na tarde desta quarta-feira, uma senhora bem que tentou, mas a memória não ajudou:
- Ele é aquele cara... aquele... - disse para a amiga, observando o grupo de 20 pessoas passar.
O "cara" a quem ela se referia é o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência da República, que está cumprindo roteiro em Cachoeirinha e Porto Alegre nesta quarta-feira.
Pela terceira vez no Rio Grande do Sul em 2014, o socialista - que tem 11% das intenções de voto, conforme a última pesquisa do Ibope - tenta alavancar sua popularidade.
Desde que deixou o governo do seu Estado, no início de abril, Campos se dedica a viajar pelo país, com discurso recheado de críticas ao governo federal, se apresentando como uma opção à polarização PT-PSDB

Antes de iniciar o trajeto pelo Centro, o socialista participou de um almoço com militantes do PSB em Cachoeirinha e de uma reunião no diretório estadual do PMDB, de onde saiu animado.
Quando o deputado Beto Albuquerque (PSB), pré-candidato ao Senado, sugeriu que o percurso fosse feito a pé, alegando dificuldade de transitar de carro pela região, Campos até brincou:
- Avisem a Justiça Eleitoral, porque vão achar que é a primeira caminhada da campanha.
Mas o aviso não foi necessário. Ao lado do pré-candidato ao Palácio Piratini, José Ivo Sartori (PMDB), o pernambucano andou pela Andradas como se fosse um típico porto-alegrense, desviando ombros para evitar batidas com transeuntes ainda mais apressados.
Aos poucos, o semblante de Campos foi ficando sério. Além da apatia dos porto-alegrenses, o presidenciável teve que encarar uma subida que, naquele ritmo, exigia um bom preparo físico.
Depois de atravessar a rua, a comitiva finalmente chegou à Santa Casa de Misericórdia, a terceira parada do roteiro na região metropolitana. Campos voltou a sorrir.