
O saldo de uma semana de chuva praticamente sem trégua é de 15 municípios em situação de emergência reconhecidos pela Defesa Civil e um em estado de calamidade pública. O número total de cidades atingidas pelo mau tempo, nesta segunda-feira, é quase quatro vezes maior: 62.
Leia todas as notícias sobre a chuva
#chuvanoRS: envie fotos e relatos pelas redes sociais
Mande fotos e vídeos pelo Whatsapp da ZH: (51) 9667-4125
Iraí é o único município em estado de calamidade pública, quando serviços, escolas e comércio estão quase todos fechados. A ponte que faz a ligação entre o município gaúcho e Palmitos (SC), na BR-386, foi liberada no final da manhã desta segunda-feira pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Porém, o Estado ainda tem 17 bloqueios em estradas em função da enchente.
Na lista de situação de emergência, divulgada na tarde desta segunda-feira, estão: Alpestre, Barão de Cotegipe, Caiçara, Cerro Grande, Chiapetta, Cristal do Sul, Cruzaltense, Derrubadas, Erval Grande, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Porto Lucena, Porto Mauá, Seberi e Vicente Dutra.
Segundo a Defesa Civil, há outras prefeituras que decretaram situação de emergência, mas elas não encaminharam documentação para o governo federal ou não atenderam aos requisitos exigidos pela União a fim de receber recursos.
COMO AJUDAR
A Defesa Civil aceita doações para os milhares de gaúchos atingidos pela chuvarada. Os artigos pedidos são colchões, roupas de cama, cobertores e alimentos não perecíveis.
Os principais pontos de coleta são a Central de Doações da Defesa Civil, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros nº. 1501 - Porto Alegre) e a Central de Comando da Defesa Civil montado para auxiliar os atingidos na região Noroeste, que fica na sede da prefeitura de Frederico Westphalen (Rua José Cañellas, nº258, centro, 1º andar).
Além disso, as sedes municipais da Defesa Civil também podem receber e distribuir doações.
VEJA A SITUAÇÃO POR REGIÃO: