
Em tom de brincadeira, os colegas de praça questionam a sanidade do taxista João Forlin, que incrementou, há três meses, à frota de Canoas um ecologicamente possante Toyota Prius.
- Botar um carro desses para rodar aqui? Tá louco! - repetem, entre sorrisos.
Aos 43 anos, 14 deles como motorista de táxi, Forlin investiu R$ 120 mil no veículo híbrido, que roda tanto a gasolina como a eletricidade. Segundo ele, a escolha pelo veículo foi feita com base em dois fatores: qualidade de atendimento aos clientes e economia.
Enquanto em Porto Alegre a categoria discute a obrigatoriedade do uso de uniforme, Forlin optou por trajar camisa e blazer. O traje faz parte do serviço, qualificado com o conforto que o carro oferece.
- Comecei com um Gol de duas portas. Percebi que os clientes queriam um serviço melhor. Então, tive outros veículos, Focus e Meriva, por causa da exigência deles, que preferem carro com ar-condicionado, banco confortável e mais segurança. Meu veículo atual tem tudo isso, e o motor é silencioso. Uma vez, quando fui ao barbeiro, esqueci o carro ligado - conta o taxista.
O carro híbrido ajudou a aumentar e a fidelizar a clientela. Forlin ressalta que "quem anda uma vez, quer andar de novo". Além disso, o custo com combustível diminuiu. Ele diz que, hoje, gasta menos de R$ 30 por dia. Antes, desembolsava R$ 36 em gás natural veicular (GNV) diariamente.
- Além de não poluir tanto, percebo o retorno na bomba de abastecer.
Como uma criança que recém ganhou um brinquedo novo, Forlin, que compartilha o táxi com outro motorista que assume a direção no fim do dia, admite:
- Às vezes, até torço para ele se atrasar um pouco, só para eu dirigir mais um tempo.
Curiosidades do carro
> O veículo tem dois motores, um elétrico e outro de combustão
> Ao ligar ou rodar em baixa velocidade (até 50 km/h), o carro é movido pelo motor elétrico
> Em alta aceleração, os dois motores são acionados
> Quando o motorista freia, o motor elétrico transforma a energia cinética em energia elétrica, recarregando a bateria
> Ao parar o veículo, os dois motores se desligam automaticamente, voltando a funcionar assim que o acelerador é acionado
> De acordo com Forlin, o consumo de combustível, em Canoas, é de 17 km/l