
Fechado devido à neblina desde as 7h15min da manhã desta quarta-feira, o Aeroporto Internacional Salgado Filho reabriu para pousos às 9h20min e para decolagens às 9h30min. Conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), seis voos foram cancelados (cinco partidas e uma chegada) e 30 estavam atrasados até as 10h30min (17 partidas e 13 chegadas).
No começo da manhã, o aeroporto chegou a operar por instrumentos, o Instrument Landing System (ILS-2). O equipamento que permite pousos e decolagens em meio à neblina possibilita um ganho de aproximação de 400 metros. Porém, a tecnologia não foi suficiente para vencer o forte nevoeiro desta manhã.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre o Salgado Filho
Cancelamentos e atrasos de voos provocam transtornos na Capital. Um dos muitos passageiros que enfrentam problemas nesta manhã é a administradora Mayara Marca, 24 anos. Em férias na companhia do namorado, ela viajaria às 9h35min de terça-feira para Buenos Aires, onde faria uma conexão para Bariloche. Porém, o fechamento do aeroporto da capital argentina por conta do nevoeiro por lá provocou o cancelamento do voo, conforme a companhia Aerolíneas Argentinas. Com viagem reagendada para hoje, o adiamento da viagem ficou por conta do fechamento do Salgado Filho.
- Ontem o voo foi trocado várias vezes e, depois, cancelado. Hoje, estamos aguardando, mas já temos passeios comprados, hotel e transfer reservado. É um transtorno enorme. Já tenho um passeio comprado para hoje, o máximo que aceito chegar é durante a tarde - disse Mayara.
No balcão da empresa aérea no Salgado Filho, funcionários disseram não serem autorizados para dar mais informações. Um homem que também viajaria no mesmo voo e prefere ter o nome preservado relatou que metade dos passageiros se tratam de estrangeiros, como argentinos e alemães.
Para acompanhar a situação dos voos, acesse o site da Infraero.