
Ainda há 2.924 pessoas fora de casa devido às chuvas que atingiram Rio Grande do Sul e Santa Catarina no fim do mês passado. O balanço da Defesa Civil do Estado, divulgado às 11h desta segunda-feira, contabiliza 532 desabrigados (precisam de abrigo do poder público) e 2.392 desalojados (estão na casa de outras pessoas).
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre a chuva
Saiba como ajudar as vítimas da enchente
Dos 169 municípios prejudicados, 139 decretaram situação de emergência e dois (Barra do Guarita e Iraí), estado de calamidade pública. A região mais afetada ainda é a Fronteira Oeste - em Uruguaiana, 1.577 moradores seguem fora de suas residências por causa da inundação, decorrente do aumento do nível do Rio Uruguai.
Foram registradas três mortes: Eracildo Luiz Assmann, José Lindomar da Silva e Antônio Propp Kilppe. A terceira morte é atribuída à dificuldade de acesso ao hospital. A namorada de Eracildo, Paula Thon, 23 anos, continua desaparecida.
Depois de anunciar a liberação de R$ 14 milhões para os municípios atingidos pelas chuvas no Estado, o governo federal garantiu, durante visita da presidente Dilma Rousseff a Uruguaiana no sábado, mais R$ 40 milhões para a reconstrução de estradas e casas.
Veja cenas da cheia em Itaqui:
Veja imagens da enchente em Uruguaiana: