
Caótica. Assim descreveu a prefeita da pacata Ibarama sobre a situação do município na manhã desta sexta-feira. Na noite anterior, rajadas de vento, chuva forte e granizo atingiram a cidade do Vale do Rio Pardo por cerca de 20 minutos. Tempo suficiente pra danificar cerca de 70% do território.
- Parece que passou um furacão destruindo tudo. Praticamente não tem mais árvores em pé, já contamos 54 postes de luz caídos, fora as centenas de casas, lojas, igrejas e escolas destelhadas - descreve a prefeita Lenise Lazzarotto Mariani.
Equipes locais foram reforçadas por voluntários de diversos municípios vizinhos da chamada região Centro-Serra para ajudar os atingidos e restruturar a cidade.
- Quem vive aqui nunca tinha visto nada parecido. Agora temos de nos unir pra ver o que sobrou e reconstruir o que se perdeu ou o que a gente conseguir, porque a nossa mata de pinheiros, tao querida, esta devastada, por exemplo - afirma Lenise.
Os moradores estão sem luz, água e telefone. Por enquanto, a única forma de ajudar é indo até o município.
Cerca de 60 casas ficaram destelhadas em Sobradinho
Foto: Divulgação

Nos municipios arredores, os estragos foram poucos ou nulos. Em Sobradinho, que fica colado em Ibarama, a Defesa Civil ainda apura os danos e calcula que em torno de 60 casas tenham sido deatelhadas.