Geral

Morte de Eduardo Campos

Marina Silva pode substituir Campos nas eleições

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, PSB tem de pedir o registro da nova candidatura em até 10 dias

Bruno Alencastro / Agencia RBS

Diante da morte do candidado à presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, a candidata a vice, Marina Silva, pode substituí-lo nas eleições deste ano.

Leia todas as notícias sobre a morte de Eduardo Campos
Infográfico: aeronave na qual estava Campos se dirigia do Rio a SP

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em caso de falecimento de candidato, o partido do substituído tem de pedir o registro da nova candidatura em até 10 dias. O prazo conta a partir do fato que motivou a substituição.

A legislação eleitoral prevê a substituição de candidatos. De acordo com a Resolução nº 23.405 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), art. 60, "é facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro".

Segundo o TSE, no caso específico de falecimento de candidato, a substituição poderá ser requerida mesmo após o prazo de até 20 dias antes do pleito, previsto para os demais casos. No entanto, apesar de a substituição poder ser solicitada a qualquer momento, o partido político a que pertencer o substituído deverá pedir o registro do novo candidato até 10 dias contados do fato que deu causa à necessidade de substituição.

Confira as informações ao vivo:

Jato com Eduardo Campos cai no litoral paulista

 

Relembre momentos da trajetória de Eduardo Campos


Jato caiu no bairro Boqueirão, na região central de Santos:

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Estúdio Gaúcha

22:00 - 00:00