
Treze cidades gaúchas registraram umidade relativa do ar menor ou igual a 30% durante a tarde desta quarta-feira, de acordo com a Somar Meteorologia. Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado, é o município em situação mais crítica, com umidade de 18% _ e por isso está em situação de alerta.
Os índices têm a ver com a queda da temperatura: a baixa da umidade, explica o meteorologista da Somar, Tiago Robles, é causada pela massa de ar polar seca que atingiu o Rio Grande do Sul com mais força na terça-feira. A situação deve permanecer durante a quinta. A partir de sexta, a previsão é de que o clima fique mais ameno e a umidade relativa do ar aumente.
Leia todas as notícias sobre frio
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Os dados foram coletados nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outras 180 cidades brasileiras estão abaixo com umidade inferior a 30% _ sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como ideal índice superior a 60%.
Para evitar a fadiga e a desidratação, a Defesa Civil recomenda que a população tome bastante água, proteja-se do sol e evite locais com ar-condicionado, já que esses equipamentos retiram ainda mais a umidade dos ambientes.