
O presidente "mais pobre do planeta", o homem que preferiu continuar morando em uma chácara em vez de se mudar para a casa presidencial, o político que legalizou o aborto, o casamento gay e a produção e venda da maconha pelo governo, o dono da carismática Manuela (uma cadela de três patas), o ex-guerrilheiro marxistas de 78 anos que colocou seu país no cenário mundial.
O presidente uruguaio José Pepe Mujica desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 9h30min desta quarta-feira. Na companhia do governador Tarso Genro, o ícone da política deu início à sua agenda no Estado com visita à cooperativa de catadores de lixo de Novo Hamburgo. Ovacionado, foi recebido com gritos de "Pepe" e ouviu catadores cantarem Lulu Santos, em coro e em sua homenagem:
- Eu vejo um novo começo de era... - celebraram eles, em um ímpeto do que já se pode chamar de "Mujicamania".
VÍDEO: site do governo do RS transmite a entrevista coletiva ao vivo
De óculos escuros, apesar da chuva que cai na Região Metropolitana, Mujica deixou Novo Hamburgo pouco antes das 11h. À tarde, ele participa de um ato solene no Palácio Piratini. A partir das 18h, ele estará no Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, que tem como tema "Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul". A conferência será no Salão de Atos da UFRGS.
AO VIVO, acompanhe a passagem de Mujica pelo Rio Grande do Sul:
Tweets de @aovivozh
Tweets de @Leogerchmann
Saiba mais:
No dia da visita de Mujica, leia sobre as parcerias entre RS e Uruguai
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Assista a vídeo com trechos da entrevista que Pepe Mujica concedeu ao repórter Léo Gerchmann em novembro do ano passado:
* Zero Hora