
Os trabalhadores do Banrisul na Capital e Região Metropolitana, em greve desde a última terça-feira, decidiram manter a paralisação. Apesar da orientação do Comando dos Banrisulenses pela aceitação da nova proposta apresentada pela direção do banco, os grevistas votaram pela rejeição da oferta em assembleia realizada na tarde desta terça-feira. No Banco do Brasil, os trabalhadores aceitaram a última proposta e reabrem as agências nesta quarta-feira. Os funcionários da Caixa Econômica Federal e dos bancos privados da Capital já haviam decidido pelo fim da paralisação.
Na segunda-feira, após as discussões com os funcionários da instituição estadual se estenderem ao longo de todo o dia, foi marcada uma nova reunião para a manhã desta terça-feira. O principal obstáculo para o fim da greve é a falta de consenso quanto a implantação do novo plano carreira. Com a negociação em sua quinta rodada, o Banrisul propôs um cronograma de migração nos cargos a partir de dezembro.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
- O banco apresentou a oferta para o plano de carreira quase no final da assembleia. Como havia pouco tempo para discutir a proposta, que é bastante complexa, achamos melhor não aprovar de afogadilho - explica Everton Gimenis, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários).
Além disso, havia divergência quanto à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) específica do banco. De acordo com Gimenis, no início da negociação, a intenção era suprimir o pagamento da PLR para possibilitar a implantação do plano de carreira. Ao final, contudo, o banco aceitou manter o benefício, mas com percentual menor em relação a 2013.
- No ano passado eles pagaram 1,8%. Agora, queriam reduzir para 1%. Apesar de o Comando considerar a proposta aceitável, os trabalhadores entenderam por rejeitar, porque não havia consenso sobre essa redução - esclarece Gimenis.
Com isso, as agências do Banrisul que aderiram à greve irão permanecer fechadas. Está marcada uma nova assembleia dos trabalhadores para as 15h desta quarta-feira e o sindicato aguarda nova proposta da direção do banco para retomar as tratativas.
Os trabalhadores do Banco do Brasil reavaliaram o entendimento da assembleia de segunda-feira e decidiram pela aceitação da última proposta apresentada. A aprovação da oferta, que prevê reajuste de 9% para todos os quadros do plano de carreira e para os pisos da categoria, pela maioria dos sindicatos no país colaborou para a decisão de reabrir as agências no Estado a partir desta quarta-feira.
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) informou nesta terça-feira que só teria um balanço das assembleias realizadas nos sindicatos no Interior do Estado na manhã de quarta-feira.
* Zero Hora