
A greve dos bancários do Banrisul chega ao 10ª dia no Estado - e vai continuar. Em assembleia realizada nesta quinta-feira, os funcionários rejeitaram a nova proposta apresentada pela direção do banco e decidiram manter a paralisação.
Depois da reunião no Clube do Comércio, os trabalhadores realizaram uma caminhada até a sede do Banrisul, na Caldas Junior, e protestaram contra as proposições apresentadas.
Entre os pontos mais criticados pelos grevistas na nova proposta estão a manutenção da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 1,8% do lucro líquido, distribuído de forma linear para todos os funcionários, no mesmo patamar de 2013, e a retirada do plano de carreira da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho.
Leia as últimas notícias publicadas em ZH
- Agora é a hora de mostrarmos para a diretoria que não vamos aceitar propostas que representam um retrocesso na nossa luta. Temos que ampliar a mobilização, elevar a pressão para que os diretores voltem à mesa com uma proposta decente - avalia o presidente do Sindicato dos Bancários (SindBancários) do Estado, Everton Gimenis.
Nesta sexta-feira, os bancários preveem a realização de mais uma caminhada, desta vez até o Palácio Piratini, a partir das 14h.
Os funcionários do banco estadual são os únicos ainda paralisados no RS. Os trabalhadores do Banco do Brasil aceitaram proposta anterior e reabriram as agências nesta quarta-feira. Os funcionários da Caixa Econômica Federal e dos bancos privados da Capital já haviam decidido pelo fim da paralisação no início da semana.