Geral

Efeitos da enxurrada

Chuva deixa famílias desabrigadas e danifica cidades do norte e noroeste do Estado

Em Porto Mauá, município do norte do Estado onde ocorreram as cheias no final de junho, o Rio Uruguai atingiu hoje o nível de 15 metros

Enquanto o sol brilhava em algumas cidades do norte e nordeste do Estado, prefeituras, Defesa Civil e moradores contabilizavam estragos e se preparavam para voltar para casa nesta quarta-feira, após os alagamentos provocados pela chuva que começou na madrugada de segunda-feira.

Em Porto Mauá, município do norte do Estado onde ocorreram as cheias no final de junho, o Rio Uruguai atingiu hoje o nível de 15 metros, de acordo com a prefeitura. O serviço de balsas segue suspenso, e não há previsão de retomá-lo.

Os municípios de Campinas das Missões, Cerro Largo, São José do Inhacorá, Porto Xavier, Porto Vera Cruz, Roque Gonzalez e Porto Lucena também foram afetados por alagamentos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 12 famílias seguem desabrigadas em Porto Mauá e outras três em Porto Vera Cruz. Em Campinas das Missões, quem teve de sair de casa já conseguiu retornar.

Vilson Winkler / Divulgação
De acordo com a Defesa Civil Estadual, 12 famílias seguem desabrigadas em Porto Mauá

RS registra os cinco maiores volumes de chuvas em julho no Brasil
Balsa com veículos é arrastada pela correnteza
Chuva começa a se despedir do RS
Leia as últimas notícias de Zero Hora

Em Santa Rosa, no Noroeste, vários riachos transbordaram com a forte chuva da madrugada de terça, deixando 10 pontes danificadas, das quais quatro foram destruídas, segundo informações da prefeitura da cidade. A ponte sobre o Rio Pessegueiro, um dos acessos que liga o bairro Ouro Verde com a Vila Bela Vista, desabou com a força das águas e impossibilita o trânsito de veículos e pedestres. A secretaria de Agropecuária e Infraestrutura sinalizou a interrupção do local.

Os alagamentos atingiram pelo menos dez bairros e uma localidade, desalojando cerca de 60 famílias, que agora voltam a suas casas. Nesta tarde, o prefeito Alcides Vicini (PP) estava em reunião com a Defesa Civil para pedir para que seja decretada situação de emergência por conta dos estragos deixados pelo mau tempo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Santa Rosa e a Cruz Vermelha estão organizando uma campanha de arrecadação para ajudar os atingidos pela chuva. Precisa-se de água, alimentos, material de limpeza e higiene, roupas de cama, colchões, móveis, eletrodomésticos e utensílios.

As doações podem ser feitas diretamente nas sedes da Secretaria ou da Cruz Vermelha bem como por telefone: Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Minas Gerais, 86) telefone (55) 3511-1000 e Cruz Vermelha (Galeria Dona Amélia, localizada na Rua Guerino Rigo) telefone (55) 9715-4767.

As chuvas também foram a causa um deslizamento de terra que acabou por bloquear parte da RS-480 em Erval Grande, no Norte. O trecho, na altura do km 5 da rodovia, foi liberado na tarde de terça-feira.

* Zero Hora

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

18:15 - 21:00