Enquanto o sol brilhava em algumas cidades do norte e nordeste do Estado, prefeituras, Defesa Civil e moradores contabilizavam estragos e se preparavam para voltar para casa nesta quarta-feira, após os alagamentos provocados pela chuva que começou na madrugada de segunda-feira.
Em Porto Mauá, município do norte do Estado onde ocorreram as cheias no final de junho, o Rio Uruguai atingiu hoje o nível de 15 metros, de acordo com a prefeitura. O serviço de balsas segue suspenso, e não há previsão de retomá-lo.
Os municípios de Campinas das Missões, Cerro Largo, São José do Inhacorá, Porto Xavier, Porto Vera Cruz, Roque Gonzalez e Porto Lucena também foram afetados por alagamentos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 12 famílias seguem desabrigadas em Porto Mauá e outras três em Porto Vera Cruz. Em Campinas das Missões, quem teve de sair de casa já conseguiu retornar.

RS registra os cinco maiores volumes de chuvas em julho no Brasil
Balsa com veículos é arrastada pela correnteza
Chuva começa a se despedir do RS
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Em Santa Rosa, no Noroeste, vários riachos transbordaram com a forte chuva da madrugada de terça, deixando 10 pontes danificadas, das quais quatro foram destruídas, segundo informações da prefeitura da cidade. A ponte sobre o Rio Pessegueiro, um dos acessos que liga o bairro Ouro Verde com a Vila Bela Vista, desabou com a força das águas e impossibilita o trânsito de veículos e pedestres. A secretaria de Agropecuária e Infraestrutura sinalizou a interrupção do local.
Os alagamentos atingiram pelo menos dez bairros e uma localidade, desalojando cerca de 60 famílias, que agora voltam a suas casas. Nesta tarde, o prefeito Alcides Vicini (PP) estava em reunião com a Defesa Civil para pedir para que seja decretada situação de emergência por conta dos estragos deixados pelo mau tempo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social da Santa Rosa e a Cruz Vermelha estão organizando uma campanha de arrecadação para ajudar os atingidos pela chuva. Precisa-se de água, alimentos, material de limpeza e higiene, roupas de cama, colchões, móveis, eletrodomésticos e utensílios.
As doações podem ser feitas diretamente nas sedes da Secretaria ou da Cruz Vermelha bem como por telefone: Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Minas Gerais, 86) telefone (55) 3511-1000 e Cruz Vermelha (Galeria Dona Amélia, localizada na Rua Guerino Rigo) telefone (55) 9715-4767.
As chuvas também foram a causa um deslizamento de terra que acabou por bloquear parte da RS-480 em Erval Grande, no Norte. O trecho, na altura do km 5 da rodovia, foi liberado na tarde de terça-feira.
* Zero Hora