
Vem do Reino Unido um atestado da qualidade do Ensino Superior no Estado. O curso de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi reconhecido pela tradicional Royal Society of Chemistry (RSC) como um dos melhores do mundo, capaz de formar pesquisadores e profissionais de capacidade global. O reconhecimento pela instituição científica - que também chancelou os bacharelados em Química e em Química Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - é inédito na América do Sul.
Segundo a instituição britânica, a distinção significa que os estudantes e suas pesquisas passam a ser avalizados e valorizados dentro e fora do Brasil, e a expectativa é de facilitar a mobilidade de talentos e contribuir efetivamente para a formação dos estudantes de agora em diante - inclusive com parcerias de outras prestigiadas instituições de ensino.
Formação equiparável à europeia e à americana
Os efeitos práticos começam já no próximo semestre. A organização passa a acompanhar o curso e a oferecer aconselhamento profissional, consultoria, possibilidades de contatos internacionais e acesso a ferramentas de capacitação. Para a gerente da RSC no país, Elizabeth Magalhães, essa acreditação significa que os alunos contam com formação em Química equiparável a cursos americanos ou europeus - e têm capacidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo.
- A avaliação de um organismo externo à universidade representa a garantia da qualidade do que é ensinado aqui, dentro de parâmetros internacionais - diz Cesar Liberato Petzhold, diretor do Instituto de Química da UFRGS.
O reconhecimento passa por um longo processo de avaliação, que leva em conta aspectos como conteúdo, contato com pesquisa de alto nível, oportunidades, interação entre alunos e professores, instalações e condições de aprendizado e trabalho.
Foto: Diego Vara / Agência RBS

Elogio a equipamentos e aulas experimentais
Equipamentos de ponta, professores de renome nacional e foco tanto na carreira acadêmica (com o bacharelado em Química) quanto na atuação profissional (pela formação em Química Industrial) são apontados como alguns dos destaques do instituto da UFRGS. As aulas experimentais foram elogiadas pelos britânicos, e os laboratórios são considerados referência, recebendo demanda de empresas nacionais em suas análises - experiências que também atraem alunos.
- As instalações são bem completas e a estrutura aqui é muito boa. A universidade ainda oferece planejamento de carreira, e podemos optar entre fazer pesquisas, dar aulas ou trabalhar na indústria - define Alberto Borba, 23 anos, estudante do primeiro semestre em Química e bolsista do Laboratório Multiusuário de Análise Térmica (Lamat).
Em 20 de outubro, uma cerimônia no Campus do Vale vai marcar a acreditação da UFRGS e o início da parceria com a RSC e dos benefícios para os estudantes. O compromisso com a qualidade irá além. A cada cinco anos, os cursos serão submetidos a novas avaliações, para provarem que permanecem capazes de formar alunos com excelência internacional.
Para que serve o reconhecimento
- A acreditação internacional é um certificado de que a universidade tem formação de qualidade e prepara os alunos para estudar e trabalhar até fora do Brasil.
- O curso está de acordo com parâmetros internacionais de qualidade de ensino, equivalente a ótimas universidades dos EUA e da Europa.
- O reconhecimento da graduação de químicos formados pela UFRGS é facilitado nos países em que a Royal Society of Chemistry atua.
- Profissionais formados pela UFRGS poderão ingressar no mercado de trabalho europeu sem precisar de revalidação do diploma brasileiro.
- A Royal Society of Chemistry promoverá palestras, reuniões de aconselhamento e consultoria para estudantes, além de contatos internacionais.
- O acesso a bolsas de estudo fora do país e oportunidades de intercâmbio ficam facilitados para os alunos.
Fonte: Elizabeth Magalhães, gerente da Royal Society of Chemistry no Brasil
Para seu filho ler
Temida no colégio, fundamental no mundo
- A química está em toda parte, nos seres vivos e inanimados, no que vemos e no que só se pode ver com microscópios potentes.
- As lições de química que você tem em aula podem até parecer chatas, mas são importantes: as transformações dos materiais e muitos outros conceitos químicos que se aprendem desde cedo fazem parte do nosso dia a dia.
- Na faculdade, o que se aprende no colégio dá lugar a análises em laboratório e até a experiências atômicas - afinal, o átomo é a base de tudo, está em todas as coisas que podemos tocar.
* Zero Hora