
Quase dois meses após o acidente que feriu quatro funcionários do restaurante universitário da UFRGS, foi apresentado um laudo que constatou um problema de segurança nos caldeirões usados nos restaurantes universitários dos campi Centro, Saúde e do Vale, em Porto Alegre. De acordo com o documento elaborado pela ABC Ferraz, entregue na terça-feira à universidade, os caldeirões apresentam falhas no sistema de autoclave das tampas e, portanto, não podem ser utilizados.
Agora, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) da UFRGS elabora um processo de compra emergencial de novos caldeirões, que será encaminhado para a aprovação da Procuradoria da Universidade, que deve decidir sobre a possível abertura de um processo contra a fabricante, para responsabilizar a empresa pelos gastos gerados e pelo danos causados. Os equipamentos foram comprados há aproximadamente um ano e estão dentro do prazo de garantia.
Funcionária de RU segue em estado grave após acidente
UFRGS abre vagas para ingresso extravestibular
Leia as últimas notícias de Zero Hora
"Sobre o tempo, ainda é cedo para confirmar um prazo. A estimativa é que, caso aceito o pedido de compra emergencial, até o final do ano possamos receber os equipamentos", informou a universidade, por meio de sua assessoria de imprensa.
O acidente ocorreu por volta das 9h do dia 2 de setembro. Os trabalhadores foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao HPS. Dois trabalhadores tiveram ferimentos leves e foram liberados no mesmo dia. A funcionária que ficou em estado grave por quase um mês foi liberada em 9 de outubro do Hospital de Pronto-Socorro (HPS) e ainda está se recuperando, em casa.
Leia as últimas notícias de Porto Alegre
RU reabre sem feijão e com arroz comprado pronto
Os caldeirões eram usados nos restaurantes universitários do Campus do Vale, da Saúde e Centro, para fazer arroz e feijão. Após o acidente, passou a ser servido arroz pronto, adquirido junto à empresa Sabor Caseiro.
O feijão, um dos carros-chefe do cardápio tradicional, não está sendo oferecido porque não foi encontrado um fornecedor que conseguisse atender o volume necessário. Os RUs da Esef e da Agronomia usam outros equipamentos e, por isso, não tiveram alterações no menu.