
Após o Sindicato dos Bancários (Sindibancários) adiar a assembleia marcada para esta quinta-feira, cerca de dois mil servidores do Banrisul fizeram uma votação no Clube do Comércio, em Porto Alegre, em que a maioria optou pelo fim da greve que chega ao seu 24º dia. A reunião foi registrada por um tabelião e a ata será encaminhada para a diretoria do sindicato e do Banco.
Leia as últimas notícias publicadas em ZH
- Nós queremos deixar registrada nossa vontade de voltar a trabalhar. A situação das agências está insustentável e a maioria dos funcionários quer o fim da paralisação - disse Solange Santos Finck, funcionária do banco há 30 anos e uma das organizadoras da reunião.
Em nota, o Sindibancários informou que adiou a assembleia por volta das 11h30min e avisou imediatamente os servidores. Segundo o sindicato, a decisão foi motivada "por uma preocupação da diretoria relacionada à segurança e a integridade" dos funcionários pois a diretoria do banco estava convocando colegas que não estavam em greve para votar pelo fim da paralisação.
Os funcionários do Banrisul estão em greve desde o dia 30 de setembro, quando iniciou uma greve geral dos bancos. Atualmente, 24 bases sindicais aceitaram a proposta da diretoria do banco e encerraram a paralisação, outras 15 continuam a greve. As agências de Porto Alegre funcionam parcialmente.
Na semana passada, a diretoria do Banrisul anunciou o fim das negociações e ajuizou a greve. O processo tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) e ainda não há data marcada para anúncio de decisão.
*Zero Hora
.