
Um tribunal do México determinou a prisão formal de Vicente Carrillo Fuentes, conhecido como "El Viceroy", considerado o líder do cartel de Juárez até sua detenção na última quinta-feira.
A medida foi decidida por "sua provável responsabilidade na execução do delito de crime organizado e prováveis delitos contra a saúde", afirma um comunicado do Conselho da Judicatura Federal.
Fuentes, um dos protagonistas das batalhas ligadas ao narcotráfico que provocaram dezenas de milhares de mortes no país. O narcotraficante era alvo de constantes tentativas de captura, com recompensas dos governos do México e Estados Unidos de US$ 2,2 milhões e US$ 5 milhões respectivamente. Ele foi capturado pela Polícia Federal em Coahuila, um Estado localizado no norte mexicano.
Leia as últimas notícias sobre Mundo
Confira as últimas notícias de Zero Hora
O acusado, de 51 anos, negou ter assassinado ou ordenado a morte de qualquer pessoa durante o interrogatório no Ministério Público.
Vicente é irmão de Amado Carrillo Fuentes, "O Senhor dos Céus", fundador do cartel de Juárez e que durante anos foi um dos principais traficantes de drogas da América Latina. "Viceroy" assumiu o comando do grupo após a morte de Amado em uma cirurgia plástica, no ano de 1997.
O cartel, que analistas consideram muito debilitado, travou durante anos uma batalha pelo controle da fronteiriça Ciudad Juárez com o cartel de Sinaloa, de Joaquín "El Chapo" Guzmán, o narcotraficante mais procurado do mundo até sua captura, em fevereiro deste ano.
* AFP