
O ex-presidente esquerdista Tabaré Vázquez e o centro-direitista Luis Lacalle Pou devem disputar, em 30 de novembro, o segundo turno da disputa pela Presidência do Uruguai, segundo pesquisas de boca de urna após as eleições deste domingo. O popular presidente José Mujica deixa o cargo neste ano.
Eleição de sucessor de Mujica no Uruguai poderá ser resolvida no 2º turno
Primeiro turno das eleições presidenciais no Uruguai
Leia as últimas notícias de mundo
O candidato da Frente Ampla (partido de Mujica, de esquerda), Tabaré Vázquez, teria obtido entre 44% e 46% dos votos nas eleições nacionais, seguido de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (oposição, de centro-direita), com 31% a 34%, segundo pesquisa das consultorias Equipos Mori, Factum e Cifra.
O Partido Colorado (centro-direita), liderado por Pedro Bordaberry, teria ficado em terceiro lugar com 14% dos votos, enquanto o minoritário Partido Independente teria obtido 3% dos sufrágios e conseguiria, pela primeira vez, uma cadeira no Senado.
Situação deve perder maioria parlamentar
Se os resultados forem confirmados, a Frente Ampla, no governo desde 2005, perderia a maioria parlamentar que lhe permitiu aprovar, na última década, reformas fiscais e de saúde, ou leis como a descriminalização do aborto, o casamento gay e a regulamentação do mercado da maconha.
Os institutos de pesquisa não se arriscaram em prever o que ocorrerá com o plebiscito para reduzir de 18 a 16 anos a responsabilidade penal em casos de crimes graves, que precisa de uma maioria absoluta de votos para ser aprovado e cujo resultado parece extremamente apertado.
*AFP