
Em reunião na prefeitura de Porto Alegre, no final da manhã desta quinta-feira, o governador eleito José Ivo Sartori e o prefeito José Fortunati decidiram criar um grupo de transição entre as suas equipes. O objetivo é discutir o aprimoramento de políticas e projetos que denpendem de parceria entre os poderes.
- Como existe muita interface entre o governo estadual e a prefeitura da Capital, resolvemos trabalhar conjuntamente para fazer uma transição sobre todos os projetos que interessam. Metrô, saúde, segurança, educação e mobilidade urbana são os principais pontos - afirmou Sartori.
Entre as principais demandas que serão debatidas pelo grupo de transição estão o metrô de Porto Alegre, o atendimento na área da saúde, a segurança e a doação de terrenos do Estado para que a prefeitura possa finalizar obras de infraestrutura na cidade, como o Viaduto da Bento Gonçalves e a duplicação da Avenida Voluntários da Pátria. Nas duas intervenções, o município precisa de terrenos do estado para avançar em alguns trechos.
- O que desejamos é apressar soluções que talvez, em função do ano eleitoral, acabaram não acontecendo. Isso prejudica uma série de ações. Em quase todas as obras de mobilidade da prefeitura, temos terrenos que pertencem ao Estado. O fato de o governo estadual não ter conseguido fazer a cedência para a prefeitura está causando atrasos. Fizemos ao governador eleito Sartori o pedido para que ele tenha um olhar muito atento a isso - explicou Fortunati.
Sobre o metrô, o governador eleito afirmou que pretende contribuir para que a obra seja concretizada. Na proposta atual, caberia ao Estado o pagamento de R$ 1 bilhão.
Conheça as propostas de Sartori para dez setores no Estado
Temer buscará aproximação de Sartori com Dilma
- Estamos na fase de discussão sobre o projeto do metrô. Onde o Estado tiver condições de colaborar e participar, ele cumprirá a sua parte - assegurou Sartori.
Já na área da saúde, Fortunati informou que seu interesse é discutir a grande procura de atendimento na Capital por pacientes do Interior. Também foi reivindicado pelo prefeito o aumento do policiamento na cidade.
A equipe de transição da prefeitura será integrada pelo vice-preifeto Sebatião Melo, pelo secretário de Gestão Urbano Schmitt e pelo secretário da Fazenda Jorge Tonetto. Pelo governo eleito, os integrantes serão os mesmos anunciados para dialogar com o governo Tarso Genro: Ibsen pinheiro, José Fogaça, Carlos Búrigo e Cezar Schirmer e Sebastião Melo, que integrará as duas equipes.
Desta forma, a equipe de Sartori fará dois processos simultâneos de transição: um com o governo Tarso Genro e outro com a prefeitura de Porto Alegre.