O primeiro-ministro indiano Narendra Modi nomeou, nesta segunda-feira, 21 novos ministros e secretários de Estado, incluindo um ministro da Ioga, que terá a missão de promover a medicina e as práticas ascéticas tradicionais no país.
Modi, um nacionalista hindu que chegou ao poder em maio, após uma ampla vitória nas eleições, nomeou também um novo ministro da Defesa, Manohar Parrikar, que terá o objetivo de negociar a reforma do Exército.
Praticar ioga leva a pouco ganho de massa muscular, apontam pesquisas
Ioga ajuda na memória e faz praticantes pensarem mais rápido
O governo de Modi, um vegetariano que pratica Ioga diariamente, tem a meta de aprovar algumas reformas para estimular a economia do país.
- Felicitações a todos os colaboradores que prestaram juramento hoje. Espero trabalhar com eles para acelerar a viagem da Índia ao desenvolvimento - escreveu Modi no Twitter.
Além da Ioga, o novo ministério será responsável por promover a prática do Ayurveda, Unani, Siddha (técnicas de medicinais tradicionais) e a homeopatia (terapia alternativa).
Modi pediu em setembro na ONU a criação de um dia mundial da Ioga e também falou sobre a prática com o presidente americano Barack Obama.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Confira as últimas notícias de Mundo
O novo governo tem quatro novos ministérios e 17 novos secretários de Estado, o que eleva a 66 o número de integrantes do Executivo, incluindo o primeiro-ministro.
Também foi anunciado um novo ministro das Ferrovias, Suresh Prabhu, um posto chave em um país no qual milhões de pessoas viajam diariamente de trem.
* AFP
