A lava de um vulcão do arquipélago do Havaí, ativo há semanas, atingiu uma casa e ameaça um povoado de 1 mil habitantes. O magma do vulcão Kilauea avançou 82 metros nesta quarta-feira em direção à cidade de Pahoa, na parte leste da Ilha Grande havaiana.
- O fluxo frontal se desloca na direção nordeste e já invadiu uma propriedade privada - explicaram as autoridades do condado do Havaí.
A massa incandescente avançava mais lentamente na terça-feira, a 4,5 metros por hora, enquanto nesta quarta-feira progredia entre 9 e 14 metros por hora.
Leia as últimas notícias de mundo
Leia as últimas notícias de Zero Hora
O prefeito do condado do Havaí, Billy Kenoi, declarou no mês passado estado de emergência porque o magma situava-se a 1,6 km de um povoado chamado Ka'ohe Homesteads.
O governador Neil Abercrombie pediu, na semana passada, ao presidente Barack Obama, que declare estado de catástrofe no local para poder desbloquear recursos federais e financiar medidas preventivas.
A lava ameaça uma das principais estradas da ilha, razão pela qual é preciso estabelecer vias alternativas e realocar 900 crianças que podem ficar desabrigadas por causa do magma, segundo Abercrombie.
A Ilha Grande, também conhecida como Ilha Havaí, é a maior das oito que compõem o arquipélago, que abriga centenas de pequenos vulcões.

* AFP